A falta de autonomia pode ser um perigo dentro de uma empresa. É papel do líder incentivar os profissionais a conquistar a liberdade nas suas ações, estabelecendo uma relação de influência com a equipe, e não de dependência.

Garantir o bom desempenho de um time e delegar tarefas de modo que os colaboradores sintam que a empresa acredita na sua capacidade ajuda a promover a liberdade para exercer as suas funções.

Ao contrário que se pensa, bloquear um comportamento mais independente causa problemas ao negócio e impede o seu crescimento. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Importância da autonomia

A falta de autonomia no trabalho gera problemas dentro de uma empresa. Incentivar um comportamento mais autônomo dos colaboradores influencia diretamente no crescimento do negócio, pois, quando é possível delegar tarefas com segurança, significa que a organização conseguiu obter sucesso na composição de uma equipe de alto desempenho.

O líder precisa ter feeling para identificar a evolução dos seus liderados e saber observar as melhorias na produtividade da equipe. O uso de indicadores de desempenho pode colaborar com esse processo.

Consequências da falta de autonomia

Se você é um líder, tem observado o crescimento nos resultados e ainda não se sente seguro para dar mais liberdade aos colaboradores, veja, nos tópicos a seguir, como a falta de autonomia pode prejudicar sua empresa.

Queda na produtividade

A autonomia pode ser refletida em uma política de benefícios que prega o horário de trabalho flexível, especialmente nas funções que exigem a criatividade por parte dos colaboradores.

Um trabalho muito engessado pode diminuir significativamente a produtividade, influenciando de maneira negativa o resultado esperado.

Desmotivação

A falta de motivação é um problema frequente dentro das empresas. E pode ser gerado pela falta de liberdade em tomar pequenas decisões.

Processos desnecessariamente burocráticos podem minar o ânimo e a vontade do colaborador em propor novas ideias e projetos para a empresa, uma grande perda para os negócios que desejam crescer e inovar.

Ausência de confiança

Quando os líderes não dão autonomia para que as equipes executem as tarefas mais simples do seu cotidiano, os profissionais sentem-se desvalorizados e acreditam que a empresa não confia no seu potencial.

A ausência de confiança impacta negativamente no engajamento e pode se transformar em uma espécie de epidemia, diminuindo a produtividade de toda a equipe.

O papel do líder

O líder é o grande responsável por incentivar a autonomia dos colaboradores. E há diversas maneiras de fazer isso. Conheça algumas:

  • inspirando confiança: demonstre que você acredita na capacidade do colaborador, mas sabe que erros acontecem e está disposto a ajudá-lo a aprender com as possíveis falhas;
  • apostando na transparência: informações importantes não podem ser retidas o tempo todo, é preciso que a equipe esteja ciente de todas as etapas de um projeto para colaborar com ele;
  • valorizando a comunicação interna: a transparência não é só uma questão de acesso à informação, mas deixar a equipe informada sobre os planos da empresa e possíveis atitudes que serão realizadas no futuro.

Para driblar a falta de autonomia, o gestor do RH deve andar ao lado do líder, trabalhando em conjunto visando recuperar e incentivar a liberdade de ação de uma equipe.

Quer mais informações a respeito da liderança? Então confira nosso artigo a respeito dos desafios da liderança.


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

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