As empresas precisam de funcionários engajados, qualificados e experientes para exercer o seu trabalho com sucesso. Dessa maneira, o processo de recrutamento e seleção precisa ser cada vez mais inovador: a implementação da gamificação no processo seletivo é uma das alternativas.
A gamificação consiste em utilizar jogos que proponham o estímulo de passar de fase ou, nesse caso, conseguir o emprego. É um método lúdico que existe desde 1970, contudo, tornou-se popular a partir de 2010.
Quer aprender como implementar a gamificação? Confira!
Quais as vantagens de aplicar a gamificação no processo seletivo?
Como vimos, a gamificação é uma alternativa criativa para conquistar o talento ideal para a sua empresa. Precisamos compreender que o perfil do funcionário mudou: antes, ele queria apenas um salário ao final do mês (não importava o seu serviço); atualmente, ele quer felicidade, satisfação e valorização profissional.
Por isso, implementar a gamificação traz diversas vantagens. Veja algumas delas:
- torna o processo de RH mais divertido, dinâmico e certeiro;
- estimula a criatividade dos funcionários;
- proporciona uma boa reputação para a empresa;
- mais rapidez no processo de recrutamento e seleção;
- atrai talentos mais criativos e dinâmicos;
- mais espontaneidade no processo.
Como colocar a gamificação em prática?
Realize gincanas virtuais
Contrate um software que possibilite realizar gincanas virtuais. Você pode propor situações do cotidiano da empresa como uma simulação de jogo, para avaliar como o funcionário se comporta.
As gincanas virtuais possibilitam conferir como a pessoa lida com o trabalho em equipe, prazos, entendimento e interpretação das tarefas e criatividade.
Faça jogos para testar as suas habilidades
Faça uma apresentação institucional da empresa e promova jogos para avaliar como a pessoa lida com a política interna, se está alinhada com os seus valores, visão e missão de vida. Assim, você identifica se ela se enquadra com a cultura organizacional.
Você também pode simular a rotina do seu trabalho, para avaliar os seus conhecimentos técnicos e a sua competência para solucionar os problemas diários.
Invista nas competições para descoberta de novos talentos
Organize o processo seletivo com mais de uma pessoa e informe a pontuação para todos. Mostre que eles estão concorrendo, de uma maneira criativa e diferente, para determinada vaga, que precisam se empenhar para passar na frente do colega e para provar que são bons jogadores.
Isso não significa que quem ganhou o jogo vai conseguir a vaga. Significa apenas que a empresa consegue avaliar melhor as qualidades, competências, criatividade e trabalho em equipe do funcionário – os jogos simulam a realidade da empresa.
Como é possível implementar essa cultura de jogos em uma empresa?
Os jogos são importantes não somente no processo seletivo de uma empresa. Muitas organizações os implementam para despertar o interesse dos funcionários em se engajar com a marca.
Algumas delas promovem uma sala de jogos, em que os funcionários podem se distrair em seus momentos de folga ou usam o entretenimento para promover uma competição saudável entre a equipe, durante o horário de expediente.
Para isso, o primeiro passo é traçar um planejamento estratégico, respondendo a seguinte pergunta: por que eu preciso implementar a gamificação? Na sequência, é só investir no software ideal que alcance os objetivos esperados.
A gamificação no processo seletivo é uma tendência no cenário mercadológico que está fazendo sucesso. É uma maneira divertida, criativa e eficaz para conhecer melhor os candidatos e ter a certeza sobre suas qualidades e personalidade.
Neste post, você aprendeu um pouco mais sobre como implementar a gamificação no processo seletivo. Você gostou? Então, temos a certeza que vai gostar também de ler sobre como reduzir os custos do processo de seleção. Boa leitura!