Guia Completo Metodologia DISC

Para garantir uma atuação de qualidade do setor de RH da sua empresa, é essencial utilizar métricas eficientes que mostrem os resultados da área. É por isso que é importante entender o que é indicador de desempenho.

Basicamente, são medidas quantitativas das consequências dos planos de ação implementados. Dessa forma, indicam se os resultados estão próximos do esperado e quais são as estratégias mais eficientes e as que merecem revisões.

Quer saber quais são os melhores indicadores para o RH da sua empresa? Então, é só continuar a leitura para descobrir!

Taxa de turnover

A rotatividade de colaboradores é extremamente prejudicial, tanto para o andamento das atividades dentro da empresa quanto para as finanças do negócio.

Dessa forma, a taxa de turnover é um indicador de desempenho essencial para garantir que as práticas de RH são executadas da melhor maneira possível.

Ao avaliar o turnover dentro da empresa, é possível entender o que leva os colaboradores a deixarem a organização e, a partir disso, criar planos de ação para melhorar a retenção de talentos do negócio.

Taxa de absenteísmo

O absenteísmo é a ausência do colaborador no trabalho. Isso pode estar ligado a uma série de motivos, tanto da vida pessoal do profissional quanto do ambiente e das atividades realizadas na empresa.

Portanto, a taxa de absenteísmo é outro indicador essencial para o RH da sua empresa. A partir dele, é possível entender os reais motivos de ausência de colaboradores e implementar ações para reduzi-los.

eNPS

Você já ouviu falar no Net Promoter Score (NPS)? É um indicador muito utilizado pelo setor de marketing para avaliar a satisfação dos clientes com os serviços da empresa.

Porém, ele pode ser adaptado e utilizado para mensurar a satisfação dos colaboradores com a organização, o chamado eNPS.

A partir desse indicador, você é capaz de entender, de uma forma simples e quantitativa, qual o nível de contentamento da equipe.

Além disso, pode explorar as respostas para descobrir os pontos críticos do ambiente de trabalho na sua empresa e, dessa forma, criar planos de ação direcionados para a resolução desses problemas.

ROI de treinamentos

Você investe recursos na capacitação da equipe e a expectativa é que eles retornem como aumento da quantidade e qualidade dos resultados gerados pelos colaboradores. É aí que entra o ROI (sigla em inglês para “retorno sobre investimento”) dos treinamentos realizados.

Ao utilizar esse indicador, você é capaz de entender qual o impacto dos treinamentos nos resultados da equipe em termos financeiros.

Além disso, consegue identificar aqueles que deram ou não resultado e os motivos para isso, investindo em capacitações que efetivamente impactem positivamente o time.

Os indicadores de desempenho são ferramentas muito importantes para mensurar os resultados das ações de RH implementadas na sua empresa.

A partir deles, é possível identificar os principais problemas da área e, depois disso, buscar estratégias mais eficientes, que potencializem os resultados do seu negócio.

Entendeu o que é indicador de desempenho? Então, aproveite para continuar no nosso blog e saber mais sobre gestão por competências.

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