Encontrar o talento ideal para determinada vaga em aberto na empresa é uma tarefa que precisa ser realizada com muito planejamento estratégico. Por isso, é fundamental, na hora de anunciar a vaga, elaborar um bom job description.

Trata-se de nada mais do que a “descrição do trabalho”. Na prática, no momento em que a companhia anunciar uma vaga para atrair os melhores candidatos, é necessário descrever todas as informações relevantes a ela. Esse trabalho precisa ser o mais real e detalhado possível.

Você sabe como fazer um job description perfeito para atrair o melhor talento para a empresa? Siga nossos 4 passos e acerte em sua escolha!

1. Apresente a empresa

O primeiro passo para um job description arrebatador é apresentar a instituição aos candidatos. Esse ponto é importante para que eles percebam se vão ou não se adequar à cultura organizacional da empresa. Por isso, apresente itens como:

  • histórico;
  • missão, visão e valores;
  • quem são os principais clientes;
  • o que a empresa faz e qual a sua posição mercadológica;
  • seus objetivos;
  • suas principais dificuldades;
  • clima organizacional;
  • número de funcionários.

2. Fale sobre todas as responsabilidades do cargo

Você precisa descrever exatamente todas as responsabilidades do cargo. Explique quais são as atividades que quem preenchê-lo precisa realizar diariamente, seus desafios e suas oportunidades.

Nesse passo, o mais importante é apresentar um resumo muito claro e não inventar, enrolar ou mentir. Seja transparente ao expor todas as tarefas. Assim, o candidato não tem surpresas desagradáveis quando iniciar na empresa, certo?

3. Liste as qualificações e os comportamentos necessários

Para não perder tempo entrevistando pessoas que não estão aptas para a vaga, apresente no job description todas as qualificações e as características comportamentais necessárias. Liste, em primeiro lugar, quais são as obrigatórias – e, posteriormente, as que tornam o candidato um diferencial.

Além disso, é muito importante descrever exatamente de que você precisa, com detalhes. Se o candidato deve falar uma língua estrangeira, por exemplo, especifique qual é o nível exigido.

Por outro lado, se for preciso ter formação em Comunicação, determine qual curso e nível de ensino (curso completo, em andamento ou a partir do “x” semestre) são ideais.

4. Indique a média salarial e os benefícios

Muitas empresas não gostam de anunciar o valor da média salarial. Mas esse aspecto é fundamental para que o profissional identifique se tem ou não interesse em se candidatar para a vaga.

Não se esqueça de que é importante listar também todos os benefícios (aqueles determinados pela lei e os que fazem parte das estratégias motivacionais da companhia). Isso porque, muitas vezes, o salário não é o que o candidato espera, mas os benefícios compensam.

Montar um bom job description é essencial à busca pelo talento ideal para a empresa. Para que isso aconteça, é necessário seguir alguns passos importantes, relacionados ao RH estratégico. Somente assim será possível encontrar o perfil qualificado para a vaga em aberto.

Gostou de nosso conteúdo? Então, certamente você vai adorar nosso post sobre o que é considerado coerente durante o processo seletivo nas empresas. Boa leitura!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook GrátisPowered by Rock Convert