Pensando em reduzir os custos, as empresas estão aderindo às novas tecnologias e migrando da entrevista presencial para a entrevista por Skype. Dessa maneira, podem conversar com pessoas que residem em qualquer localidade e que estejam interessadas na vaga, além, é claro, de poupar o tempo de ambas as partes.

Se bem planejadas, as entrevistas virtuais ajudam no processo de seleção profissional. Contudo, precisam ser pensadas nos mínimos detalhes – desde o posicionamento da câmera até fatores externos como ruídos e barulhos que possam incomodar.

Sendo assim, para passar uma boa impressão e saber utilizar a tecnologia a favor da empresa, é necessário tomar alguns cuidados. Quer saber como realizar uma entrevista por Skype de maneira efetiva? Conheça alguns segredos a seguir!

Confira a conexão com a internet

O primeiro passo para uma entrevista bem-sucedida é verificar a conexão com a internet. Faça um teste para conferir se a conexão está boa e se não é necessário reiniciar o modem ou solucionar algum problema com a operadora. Aproveite o momento para avaliar os barulhos e ruídos que podem interferir na entrevista.

Outro detalhe importante é limpar a lente da webcam, que costuma acumular poeira. Isso faz com que a sua imagem fique mais nítida.

Quebre o gelo da entrevista

É comum que as pessoas fiquem nervosas ao serem entrevistadas – ainda mais quando isso é feito por meio das novas tecnologias.

Sendo assim, quebre o gelo da entrevista conversando sobre assuntos genéricos antes de entrar no roteiro. O ideal é deixar o entrevistado à vontade para prosseguir com os questionamentos.

Cuide da iluminação do local

Para garantir a boa imagem da empresa é fundamental que haja uma iluminação adequada na hora de fazer a entrevista. Para isso, é ideal que o local esteja iluminado e que o entrevistado possa ver o entrevistador com nitidez.

Faça um teste antes de iniciar a conversa para verificar a iluminação: ela não pode estar nem muito escura e nem muito clara.

Olhe para a câmera enquanto fala

Para conseguir a total atenção do entrevistado é necessário olhar sempre para a câmera enquanto fala. Assim, você passa uma impressão de maior proximidade com ele e há mais chances de observar o seu comportamento.

O ideal é dar preferência aos notebooks ou tablets que tenham câmera frontal para facilitar olhar para ela a todo o momento.

Utilize o Skype Interviews Scheduler

A Microsoft anunciou recentemente uma novidade no setor de recrutamento: o Skype Interviews Scheduler. O programa facilita o agendamento das entrevistas, auxiliando ainda mais o trabalho dos recrutadores.

Como a ferramenta funciona?

O recrutador escolhe os horários disponíveis para a entrevista e encaminha um convite para o entrevistado, que poderá aceitar ou modificar o horário de acordo com os intervalos disponíveis.

Os processos de recrutamento e seleção de talentos estão sendo afetados positivamente por meio das novas tecnologias. A entrevista por Skype é uma maneira eficiente de reduzir custos, agregando mais valor para as organizações. Todavia, é necessário ter alguns cuidados para tornar o momento interessante e sem problemas técnicos.

Neste post você conferiu alguns segredos para que a entrevista por Skype seja mais efetiva. Gostou do artigo? Não deixe de assinar agora mesmo a nossa newsletter e receber em sua caixa de entrada conteúdos interessantes e de qualidade!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook GrátisPowered by Rock Convert