Saber como montar um processo seletivo eficiente é um dos grandes desafios do setor de recursos humanos das empresas. Isso porque, a cada dia, o mercado se torna mais dinâmico e faz com que as organizações tenham que se adequar às novas tendências e tecnologias para estar à frente da concorrência.

No processo de gestão de pessoas, isso não é diferente: é sempre necessário buscar alternativas para encontrar o melhor talento e não errar na contratação de um funcionário que não é apto para o cargo. Contratar o talento ideal reduz os custos da empresa e melhora o desempenho de toda a equipe.

Quer aprender como montar um processo seletivo eficiente? Confira as nossas dicas!

Divulgue a vaga com todas as informações necessárias

Um dos grandes erros dos processos seletivos das empresas é não divulgar as informações de forma clara e completas sobre as vagas. Você pode observar isso quando busca por vagas de emprego na sua região: muito provavelmente, vai encontrar diversos anúncios com informações incompletas, pessoas questionando e ninguém respondendo.

Se a sua empresa não permite divulgar o salário, não tem problema. Essa informação pode ser trabalhada posteriormente. Porém, alguns dados são indispensáveis, tais como:

  • nome e descrição completa do cargo;
  • formação do candidato;
  • perfil buscado pela empresa;
  • quais são as tarefas e as atribuições;
  • competências e comportamentos necessários.

Um dos aspectos mais importantes na hora de divulgar a vaga é ter a certeza de que todas as atribuições do cargo estão descritas. Você precisa detalhar exatamente o que o profissional precisará fazer na sua rotina. Isso evita ruídos na comunicação e foca nas pessoas realmente interessadas em suprir as necessidades da empresa.

Essa metodologia alinha tudo o que a organização precisa do funcionário e ajuda a pessoa a identificar se ela é (ou não) apta para aquelas atividades.

Além disso, é muito importante divulgar as vagas em todas as redes sociais da sua empresa (principalmente se tiver LinkedIn) e no site. Assim, todas as pessoas ficam sabendo da vaga com facilidade.

Trace o perfil do candidato ideal

Junto com o gerente do setor que o novo funcionário vai trabalhar, é importante traçar o perfil do candidato ideal, baseado na realidade da empresa e do setor.

Considere a descrição do cargo, as habilidades, os conhecimentos, os comportamentos e como será a rotina do funcionário. Além disso, é necessário pensar em um perfil que vá de acordo com a cultura da empresa.

Por exemplo: uma empresa muito conservadora certamente exige um perfil de funcionário mais formal. Contudo, tenha cuidado para que essa descrição não seja vista como ofensa e discriminação.

O processo de recrutamento e seleção fica muito mais focado na realidade do negócio quando há um planejamento estratégico por trás dele, facilitando na hora da triagem de currículos e evitando perder tempo com pessoas que não têm a personalidade e o comportamentos desejados.

Use a tecnologia durante o processo

Vivemos na era digital, por isso, se a sua empresa ainda não usa a tecnologia para otimizar o tempo da equipe, certamente está sendo passada para trás pela concorrência.

Invista em um software de gestão de pessoas que possibilite fazer uma seleção de currículos de maneira automática, facilitando o trabalho do gestor de recursos humanos.

Atualmente, as plataformas permitem traçar o perfil do candidato ideal e buscar no seu banco de currículos o funcionário certo para determinado cargo. Assim, você preenche o cargo em aberto com apenas alguns cliques. Fácil, não é mesmo?

Além disso, esses softwares de gestão de pessoas ajudam em muitos outros setores, como comunicação interna, banco de dados, indicadores, gestão de treinamentos e processos de melhoria nos departamentos.

Analise questões além do currículo

Depois de realizar a primeira seleção dos currículos, procure conhecer melhor o candidato utilizando as mídias sociais: procure identificar o seu temperamento, comportamento, sonhos, anseios e postura nas plataformas de relacionamento.

O LinkedIn é maravilhoso para quem deseja conhecer o perfil profissional de um candidato, possibilitando analisar as suas recomendações, a sua rede de networking e algumas informações sobre as suas habilidades comportamentais.

Caso ele não tenha LinkedIn, procure nas demais mídias sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Encontre funcionários dispostos

Antes de agendar uma reunião presencial, envie um questionário por e-mail com perguntas relacionadas ao cargo. Sabe por que isso é importante? A resposta é muito simples: algumas pessoas não respondem por preguiça!

Você precisa conhecer o funcionário pessoalmente antes de contratá-lo. Nessa reunião, identifique se ele tem disponibilidade e vontade de interagir com as pessoas: analise se ele cumprimentou as pessoas na recepção e qual foi a sua cordialidade ao chegar na empresa.

Nesse primeiro instante, você já percebe se ele é tímido, comunicativo, se é respeitoso com os colegas e também se ele terá possíveis problemas de interação com a equipe.

Aplique testes

Os testes são fundamentais para conhecer o perfil comportamental e psicológico dos candidatos. Tanto a elaboração das perguntas quanto a análise de resultados deve ser feita por um profissional da área. Você pode aplicar:

Além disso, voltamos para a questão da tecnologia: você pode utilizá-la aqui novamente, investindo em uma plataforma que facilite esse mapeamento. Assim, torna o processo de recrutamento e seleção mais dinâmico, rápido e eficaz.

Lembre-se de que, independentemente dos métodos escolhidos para montar um processo seletivo, é preciso criar maneiras de identificar se o candidato tem o perfil adequado para atender à cultura da empresa.

Contratar o funcionário ideal para determinada vaga é uma tarefa essencial no mundo corporativo. Para não errar na escolha, é preciso saber como montar um processo seletivo eficiente, como é o caso de divulgar a vaga com todas as informações necessárias, traçar o perfil do candidato ideal, utilizar a tecnologia a seu favor, analisar questões que vão além do currículo, encontrar funcionários dispostos e também aplicar testes.


 

 


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

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