Encontrar a satisfação profissional passa diretamente por ter prazer no trabalho. Além das afinidades com o ramo de atuação, as tarefas devem vir ao encontro dos valores e das aspirações pessoais. O funcionário feliz faz a diferença. Ou seja, procure gente para trabalhar com o que gosta.

O colaborador que consegue conciliar as funções na empresa com suas causas individuais é um trabalhador que, com certeza, será mais produtivo e engajado. Vivenciar o bem-estar no dia a dia é primordial para se sentir inserido na organização e dar sentido aos afazeres.

Trabalhar com o que gosta: é o seu caso?

Encontrar a felicidade no trabalho é um ganho em qualidade de vida. Trabalhar com o que gosta não deve ser visto como um privilégio de poucos, mas sim como uma busca de todos os profissionais, iniciantes ou experientes.

Além disso, uma equipe satisfeita é um time que “veste a camisa” e isso é um ativo importantíssimo de qualquer organização. Veja a seguir nosso post sobre o assunto!

Como tornar o trabalhador mais feliz?

Uma verdade: a possibilidade de um emprego para desenvolver atividades exclusivas de um hobby preferido, por exemplo, é pequena. Mas, nem por isso o trabalho tem de ser um flagelo. Existem muitas formas de propiciar a satisfação e tornar a experiência na empresa positiva.

Alocar o trabalhador em uma função que venha ao encontro das suas características comportamentais terá um reflexo direto na busca por aperfeiçoamento e no desenvolvimento de carreira. Estudar sobre o que se gosta é muito mais prazeroso que se dedicar a um assunto com o qual não se identifica.

Promover um bom ambiente de trabalho e a construção de uma relação saudável e de colaboração mútua entre colegas, com certeza terá uma influência transformadora na forma com que o funcionário enxerga o emprego.

Manter um espaço de trabalho limpo e organizado parece uma coisa boba, mas também faz diferença na rotina. Encontrar um cantinho acolhedor, com os materiais bem-dispostos e prontos para o uso é muito diferente de chegar todo dia e enfrentar um caos no escritório.

Por fim, é importante procurar sempre estimular o trabalho bem-feito. O trabalhador vai tomar gosto pela excelência e, consequentemente, também vai gostar mais do trabalho.

Todos esses aspectos influenciam na rotina e na entrega do colaborador para a organização. Mas, se tem alguém com um papel decisivo na forma como cada um encara as atribuições diárias, esse alguém é a equipe de Recursos Humanos.

Como o RH pode ajudar na busca pelo prazer no trabalho?

A equipe precisa ter uma relação de respaldo e confiança com a área de RH. É ela quem vai filtrar os problemas, auxiliar na busca pelas soluções e quem vai interceder pelo colaborador junto à diretoria.

O profissional dessa área precisa estar atento ao funcionário. Não apenas ao que ele relata, mas também ao seu comportamento. Estimular o autoconhecimento e buscar uma posição para o funcionário dentro do setor em que ele mais se encaixa e no qual ele vai render mais, também terá um impacto positivo tanto para o trabalhador quanto para a empresa.

Incluir momentos de lazer que quebrem a rotina atribulada e considerar um atendimento periódico para a equipe são duas ações que também fazem a diferença. É tarefa do RH manter o ambiente estimulante e oferecer uma boa qualidade de vida no desenvolvimento do serviço.

Viu com são muitas as variáveis que vão fazer seu colaborador gostar ou não do trabalho? Mas, lembre-se: é preciso deixá-lo consciente de que não são 100% das tarefas que vão dar prazer. Em algum momento, todos têm de fazer alguma atividade mais “chata”.

Se você der motivos para o colaborador sentir orgulho de dizer onde trabalha, passar bons momentos na empresa e não se dar conta de como as horas voam enquanto está fazendo suas tarefas, isso quer dizer que ele vai trabalhar com o que gosta e que será muito mais produtivo.

Que tal passar essas dicas adiante? Compartilhe este post nas suas redes sociais e colabore para que mais pessoas encontrem a felicidade no trabalho!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook GrátisPowered by Rock Convert