Promover o bem-estar e a satisfação do time é um dos objetivos do setor de RH de uma empresa. Porém existem diversas estratégias que podem ser utilizadas com essa finalidade. Entre elas, o employer branding.

Quer saber mais sobre esse conceito e entender melhor como ele ajuda na retenção de talentos de um negócio? Então continue a leitura e descubra!

O que é o employer branding?

Branding é um conceito importado do marketing que diz respeito à gestão da marca da empresa. Ou seja, é um conjunto de ações com o propósito de melhorar o posicionamento da marca do negócio diante do mercado, conquistando e fidelizando clientes.

Mas você já parou para pensar que os colaboradores também podem ser considerados como um tipo de cliente do negócio? Afinal, você gera valor para os profissionais que fazem parte do seu time e, idealmente, tem como objetivo mantê-los fiéis à empresa.

É nessa lógica que se insere o employer branding, potencializando o gerenciamento da marca como uma excelente empregadora. Isso significa que esse conceito se refere a estratégias utilizadas para conquistar quem já faz parte da equipe, assim como os profissionais disponíveis no mercado.

Quais são as vantagens do employer branding?

Investir no employer branding traz uma série de benefícios para a sua empresa. Entenda agora alguns deles:

Atrai os melhores talentos para a empresa

Quando você investe na sua marca como empregadora acaba despertando a atenção de talentos que estão disponíveis no mercado. Logo, eles procuram ativamente a sua empresa quando você abre vagas de emprego.

Melhora a imagem perante consumidores

Os consumidores valorizam o tratamento que a empresa dá aos colaboradores. Afinal, isso mostra preocupação com quem é membro do time.

Dessa forma, o employer branding também tem efeito nos consumidores, atraindo mais clientes para o negócio.

Colaboradores atuam como promotores da marca

As ações de employer branding aumentam os níveis de satisfação da equipe com a empresa. Assim, os colaboradores vestem a camisa do negócio, atuando como promotores perante o mercado.

Aumenta os resultados do time

Colaboradores mais satisfeitos também são mais motivados e engajados. Dessa maneira, o employer branding gera efeitos positivos na produtividade do time, que gera mais e melhores resultados.

Como utilizar o employer branding para reter talentos?

Diante de tantos benefícios, é hora de descobrir como o employer branding pode ser utilizado para reter talentos na empresa. Descubra com as dicas abaixo:

Saiba o que os colaboradores desejam

Para trabalhar o employer branding como forma de reter talentos na empesa, é preciso entender o que os seus colaboradores desejam, tanto profissional quanto pessoalmente.

Portanto, busque entender qual o propósito e objetivos de carreira dos membros do time e, a partir daí, descubra formas de incorporar esses elementos à empresa.

Melhore o engajamento

Quando você trabalha o employer branding é necessário focar na satisfação do time e no engajamento com as atividades. Afinal, surgem desafios todos os dias e os colaboradores precisam estar engajados nas atividades para superá-los.

Aproveite para investir também em estratégias voltadas diretamente para a motivação e o engajamento do time.

Crie um EVP

O EVP (Employee Value Proposition) é a proposta de valor que a sua empresa cria para o colaborador. Ou seja, além de receber o salário, o membro do time deve sentir que existe um valor agregado ao fazer parte da organização.

A partir disso, estruture e coloque um EVP em prática como forma de utilizar o employer branding para reter membros.

Foque na cultura

A cultura é um elemento central do employer branding. Afinal, é preciso criar uma marca sólida para a sua empresa como empregadora, incentivando o compartilhamento de valores entre os membros do time.

É aconselhável também produzir estratégias para revisar e potencializar a cultura interna do negócio.

O employer branding é uma tendência de RH que veio para ficar. Além de diversos benefícios, ela é capaz de aumentar a retenção de talentos, reduzindo os índices de turnover da empresa. Portanto, siga nossas dicas e coloque esse conceito em prática dentro da sua empresa.

Se você gostou deste artigo, aproveite para compartilhar agora mesmo essas informações e dicas nas suas redes sociais.

Form CTA

Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor