Guia Completo Metodologia DISC

Empresas que contam com equipes de alto desempenho em seu quadro de colaboradores são aquelas que têm um time unido, focado, colaborativo e capaz de apresentar excelentes resultados.

Por meio da sinergia de conhecimentos, comportamentos e habilidades, esses indivíduos se complementam, apresentando ideias inovadoras e solucionando problemas de maneira ágil e criativa.

Compor um coletivo de indivíduos altamente competentes e engajados pode ser desafiador. Portanto, conheça os maiores segredos desses grupos e inicie uma jornada em busca do melhor para o seu negócio!

Estabelecem objetivos e metas tangíveis

Equipes de alto desempenho têm os pés no chão. Isso significa que, na hora de estabelecer objetivos e metas, trabalham com a realidade.

O objetivo a ser alcançado é claro e, em relação aos números, possíveis de serem atingidos. Assim, os colaboradores se sentem mais motivados para cumprirem suas tarefas, superando expectativas.

Apresentam uma boa liderança

Mais que delegar tarefas, o líder é um exemplo de força e inspiração para os demais colegas de trabalho. Nas equipes de alto desempenho, é importante que todos os membros se posicionem como um tal.

Essa atitude não se reflete em um clima competitivo e autoritário. O resultado são indivíduos emocionalmente inteligentes e equilibrados, capazes de reconhecer o esforço dos demais colaboradores e utilizar o talento alheio como forma de complementar as suas próprias aptidões.

Têm habilidades distintas

A diversidade dentro de uma equipe é uma das características que estão em alta no mercado de trabalho.

As empresas já perceberam que um time formado por pessoas com habilidades e conhecimentos específicos, comportamentos adequados aos respectivos cargos e experiências distintas podem produzir resultados incríveis.

Compor uma equipe multidisciplinar, na qual essas características se encaixam naturalmente, é um dos segredos para alcançar a alta performance nos resultados.

Promovem uma comunicação transparente

Uma comunicação transparente é um dos elementos fundamentais para promover a integração entre as equipes. É impossível construir e manter uma equipe de alto desempenho quando há ruídos nesse processo.

Um time que aposta em reuniões frequentes para expor resultados, delegar missões, relembrar objetivos e coletar ideias, mantém planejamentos e estratégias sob controle, potencializando o que está dando certo e corrigindo falhas de modo a evitar maiores prejuízos.

Equipes de alto desempenho apresentam espírito de união

Como sabem que suas habilidades individuais fazem toda a diferença para alcançar os resultados, os membros de uma equipe de alta performance trabalham de maneira muito mais unida.

Como têm consciência de que as aptidões de todo o grupo são fundamentais para atingir os objetivos propostos, caminham juntos em direção a meta estabelecida.

As consequências vão muito além dos números: a empresa cria um ambiente de trabalho muito mais agradável para todos e isso se reflete, até mesmo, na retenção de talentos.

Como você pôde perceber, é de extrema importância que uma empresa trabalhe com equipes de alto desempenho. Dessa forma, pode alcançar resultados positivos, tanto em relação aos números quanto no clima organizacional.

Em contrapartida, é extremamente desafiador desenvolvê-las. Portanto, busque se informar a respeito do papel do RH nessa missão. Conheça mais sobre o conceito do RH 3.0.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: