Guia Completo Metodologia DISC

Você sabe quais são os padrões comportamentais dos seus colaboradores? Entende quais são os pontos fortes e fracos de cada um deles e qual a importância de se ter acesso a essas informações? A análise comportamental pode ser o que você precisa para responder a essas questões.

Esse processo consiste em uma avaliação objetiva e eficiente sobre quais são as principais características comportamentais do seu time. Ela é feita por meio de questionários validados e podem ser utilizadas tanto para a tomada de decisão sobre as melhores tarefas para cada um dos colaboradores – realizando uma gestão de pessoas com base no perfil de cada profissional – quanto para aumentar os níveis de autoconhecimento do seu time.

Quer saber qual a importância da análise comportamental para você e sua equipe? Então continue a leitura e descubra!

A análise comportamental identifica quais são os profissionais que se adequam ao perfil da empresa

Na hora de realizar um processo seletivo para identificar o profissional mais adequado para determinado cargo da sua empresa é essencial que você saiba quais comportamentos deseja encontrar. Afinal, eles precisam estar em sintonia com a cultura do seu negócio e com as regras e diretrizes da organização.

Nesse momento, a análise comportamental pode ser a sua maior aliada. Por meio desse processo, é possível analisar quantitativamente o perfil comportamental de cada um dos candidatos.

Dessa forma, você consegue identificar aqueles que melhor se adequam ao que você espera e, com isso, aumentar as chances de tomar uma decisão assertiva e contratar um talento que irá agregar valor ao seu time de colaboradores.

Promove uma gestão estratégica de pessoas

A gestão de pessoas deve estar completamente alinhada ao planejamento estratégico de uma empresa. Afinal, é esse setor que irá auxiliar o time a alcançar os resultados esperados, permitindo que a organização alcance os seus objetivos e tenha sucesso ao longo do tempo.

Dessa maneira, é preciso que o setor de gestão de pessoas adote processos capazes de conectar a área à organização como um todo, abrindo portas para uma gestão de pessoas estratégica. E a análise comportamental pode ser uma grande aliada nesse aspecto.

Com esse processo, o setor de RH tem acesso a uma série de informações sobre o perfil comportamental dos colaboradores. É capaz, também, de designar atividades que coloquem em prática os pontos fortes de cada membro do time, potencializando os resultados como um todo.

Além disso, os treinamentos também aumentam em qualidade, uma vez que podem ser focados naquilo que cada um dos colaboradores precisa melhorar para gerar mais valor ao negócio.

Abre portas para o desenvolvimento de competências do time

Por falar em treinamentos, a análise comportamental é uma grande aliada desse processo dentro da empresa. Isso porque ela gera insumos para embasar as tomadas de decisões sobre todos os processos de desenvolvimento do time.

Isso significa que, ao identificar o perfil comportamental de um dos profissionais da empresa, você é capaz de mapear as principais competências que precisam ser desenvolvidas em cada um deles.

Com isso, personaliza as estratégias de treinamento e desenvolvimento de forma a fortalecer o que cada um dos profissionais tem de melhor e eliminar gargalos e limitações.

A análise comportamental melhora o autoconhecimento dos colaboradores

O autoconhecimento é uma competência essencial para todos os profissionais da atualidade. É preciso que eles saibam quais são as suas principais qualidades e limitações, tipos de desafios nos quais geram melhores resultados e formas de trabalho que reforçam as suas competências.

Assim, o próprio profissional consegue buscar o desenvolvimento de forma autônoma, escolher atividades mais adequadas ao seu perfil e se responsabilizar pelos próprios resultados. Por isso que a análise comportamental é uma grande aliada.

Ao realizar esse processo na empresa, você pode dar um feedback eficiente para cada um dos colaboradores. Isso faz com que ele ganhe conhecimento sobre o próprio perfil e consiga atuar de forma a ajustar o seu comportamento de acordo com os objetivos estratégicos da empresa.

Permite a identificação de comportamentos inadequados dentro da equipe

Toda empresa possui regras e comportamentos esperados por parte dos colaboradores. Quando isso não acontece e um membro do time exibe um comportamento inadequado, toda a organização sofre, prejudicando a produtividade do time, ambiente da empresa e clima organizacional.

Então, é essencial que você identifique esses comportamentos, até mesmo antes que eles ocorram. E é isso que análise comportamental permite.

Identificando o perfil comportamental do time, você será capaz de perceber quais são aqueles funcionários que não se adequam ao que é esperado. Dessa forma, consegue intervir preventivamente, evitando que comportamentos inadequados venham à tona e prejudiquem todo o trabalho dentro da organização.

Aumenta a produtividade e satisfação do time com a empresa

Por fim, um dos efeitos mais importantes da análise comportamental dentro da empresa é permitir que os colaboradores gerem mais e melhores resultados. Pois, quando você entende qual o padrão comportamental de cada um, é capaz de delegar atividades que se encaixam no que cada colaborador tem de melhor, aumentando a produtividade do time.

Além disso, quando os colaboradores realizam tarefas que desafiam as suas potencialidades e permitem que eles coloquem em prática as suas competências mais bem desenvolvidas, eles se sentem melhor.

Com isso, não apenas geram mais e melhores resultados, mas também se sentem mais motivados, engajados e satisfeitos com a empresa. Isso melhora o clima organizacional e ainda possibilita que você reduza os índices de rotatividade dentro da companhia.

Portanto, a análise comportamental é um processo muito importante para a organização. Além de melhorar os processos de RH e tornar os colaboradores mais produtivos, ainda melhora a qualidade do seu processo de recrutamento e seleção e estimula o autoconhecimento dos profissionais.

Para que essa última consequência seja visível, é preciso preparar um bom feedback, que mostre para o funcionário quais são as suas principais potencialidades e como melhorar as suas limitações.

O Etalent Pro é uma ferramenta que permite que você realize a análise comportamental com eficiência e ainda repasse o feedback para o time de forma automatizada. Quer saber mais sobre ela? Então entre em contato com a gente agora mesmo.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: