O processo de recrutamento e seleção dos novos colaboradores da sua empresa envolve uma série de gastos. Você precisa comprar materiais e investir em divulgação, sem contar as horas empregadas pelo seu time de RH.

Essas despesas, contudo, não representam apenas custos à sua empresa, mas, sim, investimentos. Isso porque o novo colaborador gera valor para o seu negócio no futuro, retornando – ou não – o que foi investido na contratação.

É exatamente aí que entra o ROI, que significa Retorno Sobre Investimento. Mas, você já ouviu falar nesse indicador? Sabe para que ele serve? Entende como utilizá-lo para melhorar ainda mais o processo seletivo da sua empresa?

Para auxiliá-lo na resposta dessas questões, preparamos o artigo de hoje. A seguir, entenda o que significa ROI, qual é a sua importância e como calcular o ROI em processos seletivos da sua empresa. Acompanhe!

O que é ROI?

Sempre que você realiza um investimento na sua empresa, espera que o capital gasto volte para o negócio em um momento futuro. Esse é o caso da compra de um novo software ou equipamento, por exemplo.

Contudo, apesar de ser um termo mais utilizado nas áreas financeiras e de marketing, o ROI também pode ser aplicado no setor de recursos humanos, o que inclui o processo seletivo.

É preciso investir tempo e recursos financeiros na busca pelo melhor talento para preencher o cargo aberto em sua empresa. Dessa forma, com a contratação, você espera que o novo colaborador gere resultados suficientes para compensar os gastos realizados.

Por que calcular o ROI?

Apostar no cálculo do ROI para todos os investimentos realizados na sua empresa pode trazer grandes benefícios à gestão do negócio.

Por meio desse indicador, é possível mensurar quantitativamente o retorno do investimento realizado para a contratação do novo colaborador em determinado período.

Dessa forma, você consegue identificar se o processo está sendo lucrativo ou não, criando planos de ação para intervir de forma a reduzir os custos e aumentar o retorno.

Além disso, o ROI também pode ser um dos indicadores de qualidade do processo, sinalizando se a sua equipe está atingindo (ou não) os objetivos esperados.

Como calcular o ROI?

Agora que você já sabe o que é ROI e a qual a importância desse indicador para o recrutamento e seleção, é hora de descobrir como calculá-lo. Para isso, basta utilizar uma fórmula simples:

ROI = (lucro – custo) / custo

Se o seu processo seletivo envolveu o gasto de R$ 4.000,00 no total, por exemplo, mas o novo colaborador proporcionou um lucro de R$ 20.000,00 nos primeiros 6 meses, o seu ROI seria de:

ROI = (20.000 – 4.000) / 4.000 = 4

Um ROI de 4 significa que, nesse processo seletivo, o retorno foi 4 vezes maior do que o custo da atividade.

O que considerar na hora de calcular o ROI em processos seletivos?

Para calcular o ROI em processos seletivos, é importante que você saiba o que deve ser considerado, tanto em relação aos lucros quanto aos custos da atividade.

No que se refere aos custos, é importante considerar todos os detalhes, portanto, inclua qualquer material gasto, tempo de investimento da equipe – incluindo as reuniões de discussão dos candidatos -, deslocamentos, impressão, entre outros. Some tudo isso e calcule o custo total do investimento.

Já em relação ao lucro, é fundamental priorizar os resultados gerados pelo colaborador contratado individualmente, assim como as contribuições que ele gera para o grupo. Dessa forma, busque alternativas para calcular o real valor do trabalho do novo profissional, bem como seu lucro em um determinado período.

Calcular o ROI em processos seletivos pode ser muito importante para que você entenda melhor sobre a qualidade das atividades da área de gestão de pessoas, assim como o valor geral que ela proporciona para o seu negócio. Dessa forma, torna-se possível realizar investimentos cada vez melhores e, com isso, potencializar a lucratividade da empresa.

Gostou do conteúdo de hoje? Aproveite e descubra como criar um processo seletivo eficiente com o nosso próximo artigo!


 

 

Form CTA

Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor