Basicamente, o perfil comportamental é uma análise dos comportamentos de uma pessoa com o objetivo de traçar-lhe um perfil. Em outras palavras, é a decodificação desses comportamentos com o objetivo de conhecer e entender a pessoa.

A análise comportamental é muito utilizada tanto nas entrevistas de emprego (para identificar se o profissional é apto para a vaga) quanto na gestão da comunicação interna (para criar um ambiente propício à retenção de talentos).

Então, quer saber como identificar o perfil comportamental em seus funcionários? Continue lendo e confira algumas dicas!

Conheça os tipos de perfis comportamentais

Ao traçar um perfil comportamental, é possível criar estratégias para:

  • reduzir o turnover;
  • alinhar o plano de carreira dos funcionários;
  • reter talentos;
  • gerir conflitos;
  • valorizar os funcionários pelas suas características;
  • mais sucesso na arquitetura de cargos.

Para isso, antes de qualquer coisa, precisamos compreender que cada pessoa tem o seu modo de pensar, agir e falar. Ainda assim, mesmo com suas características individuais, quando traçamos o perfil comportamental do funcionário podemos segmentá-las em alguns grupos.

Então, conheça agora mesmo alguns dos perfis que você pode encontrar dentro da sua organização:

Comunicador

O comunicador é aquela pessoa ativa, carismática e que, com o dom da palavra, tem alto poder de persuasão, interagindo bem com todos.

Ele é entusiasmado com o seu trabalho e constantemente busca por novidades.

Sempre otimista, tem muito respeito pelas pessoas e se relaciona bem com todos os colegas, independentemente do cargo que a outra pessoa exerce.

Executor

Sem ter o dom de delegar tarefas ou autoridade, esse é um executor de ideias: desempenha as suas funções dentro da empresa com maestria, e gosta de “colocar a mão na massa”.

Líder

O líder é aquele profissional que gosta de comandar. É proativo e ganha a confiança dos colegas com facilidade no ambiente organizacional. Costuma ser bem comunicativo e gosta de estar à frente de seus colegas.

Criativo

O criativo é aquele funcionário que sempre traz novas ideias sobre os processos da empresa. Gosta de pesquisar o mercado e se manter bem informado sobre as tendências. Também gosta muito do processo de criação.

Planejador

O planejador é aquela pessoa estável e conservadora. Não costuma ter o dom de improvisar, porque gosta muito de planejar com cuidado todas as suas ações.

Analista

O analista é de um perfil muito detalhista e meticuloso. Costuma ser conservador, gostando de controlar os processos, e também não gosta de improvisação: prefere ter total controle sobre suas tarefas diárias.

Saiba como colocar em prática esse processo

Bom, agora que você entendeu a diferença dos principais perfis comportamentais – e temos certeza de que você já pode identificá-los dentro do seu ambiente organizacional -, saiba que colocar isso em prática não é difícil!

O mais importante é investir em um bom software de gestão de pessoas. Esse é um excelente recurso para ajudar o RH a identificar automaticamente o perfil de cada colaborador.

Grosso modo, as plataformas digitais permitem:

  • atração;
  • educação;
  • manutenção;
  • e gestão de talentos.

Isso porque os softwares mapeiam o perfil comportamental promovendo sucesso na seleção de candidatos. Tanto que esse processo deve ser encarado como um dos programas mais importantes da empresa para a tomada de decisão certeira.

Ao traçar o perfil comportamental dos funcionários, também é possível criar estratégias de gestão de pessoas para reter talentos, reduzir o turnover, criar um bom plano de carreira de acordo com as habilidades e os comportamentos e identificar possíveis conflitos.

E melhor ainda se isso for feito de maneira automática com uma boa plataforma digital, não é mesmo? Então, não perca tempo!

Enfim, com este post você conferiu algumas ideias para identificar o perfil comportamental dos seus funcionários. Você teria gostado de receber esse material em sua caixa de entrada? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter e receba nossos próximos materiais exclusivos!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Como encontrar o melhor candidato para sua vaga | Ebook Grátis