Guia Completo Metodologia DISC

Toda empresa, mesmo que de forma inconsciente, tem uma cultura e crenças difundidas entre os seus colaboradores. Elas refletem a identidade da marca e a posicionam diante do mercado. São conhecidos também como valores organizacionais.

Contudo, nem sempre esses elementos são compartilhados de forma transparente, o que pode gerar incoerência na ação de alguns departamentos e pessoas. Por isso, é essencial estabelecer valores claros que guiem o comportamento dos colaboradores e direcionem as ações para os objetivos estratégicos do negócio, aumentando as chances de sucesso da empresa.

Quer saber mais sobre isso? Leia este artigo e entenda exatamente o que são valores organizacionais, quais os benefícios e como estabelecê-los. Boa leitura!

O que são valores organizacionais?

Em síntese, os valores são formas de expressar a identidade da sua empresa, tanto para os funcionários quanto para o mercado como um todo. Eles são um conjunto de diretrizes que demonstram as atitudes, os resultados e os comportamentos esperados e defendidos pela organização.

Em alguns casos, esses valores podem ser confundidos com os objetivos do negócio. Contudo, é necessário entender essa diferença. De forma simplificada, o objetivo de uma empresa pode ser vender produtos e se destacar no mercado, enquanto os valores são os princípios adotados nesse processo, aquilo que motiva a existência da organização.

Os valores organizacionais são criados após o estabelecimento da missão e visão, juntamente com a definição dos objetivos de curto, médio e longo prazo.

Geralmente, eles são definidos em uma série de frases (entre 5 e 7) que resumem a posição da companhia em relação à sociedade e o comportamento esperado por todos os membros do negócio.

Para você ter uma ideia, os valores do Walmart são:

  • serviço ao cliente,
  • busca pela excelência,
  • integridade e
  • respeito ao indivíduo.

Esses princípios formam a cultura da empresa e direcionam o comportamento e a atuação de todos os colaboradores.

Quais os benefícios de estabelecer valores organizacionais?

Definir os valores da companhia é extremamente importante e traz uma série de benefícios. E isso é válido para empresas de todos os portes. Sendo assim, mesmo os pequenos empreendimentos devem ter esses elementos bem estabelecidos para guiar o andamento dos trabalhos.

Eles deixam claras as diretrizes do negócio, o que ele defende e quais são os principais aspectos da cultura organizacional. Com isso, você será capaz de criar uma identidade própria para a sua marca, mantendo a coerência nas ações do negócio, dos membros e, inclusive, dos produtos e serviços oferecidos.

Além disso, estabelecer valores organizacionais ajuda na melhoria do ambiente de trabalho e da produtividade. Se os colaboradores se identificam com os valores, passam a agir de acordo com eles. Desse modo, acabam sendo mais coerentes nas ações e resultados gerados, o que impacta o clima e a produtividade do time.

Por fim, a definição dos valores também auxilia na captação de talentos. Além de permitir que os profissionais disponíveis no mercado se identifiquem com essas diretrizes e demonstrem interesse em fazer parte do time, os valores direcionam a equipe de RH no momento do recrutamento.

Dessa forma, será possível selecionar os candidatos mais alinhados às necessidades do cargo e ao perfil da empresa.

Como estabelecer os valores organizacionais do negócio?

Agora que você já sabe o que são e quais os benefícios de ter valores organizacionais bem estabelecidos no seu negócio, veja algumas dicas para criá-los.

Faça um diagnóstico de cultura

O início de um negócio pode vir acompanhado dos valores do dono, mas com o passar dos ano e o crescimento dele, esses elementos costumam sofrer algumas modificações. Sendo assim, uma das primeiras etapas para estabelecer os valores organizacionais é conhecer mais sobre a empresa e buscar entender como é a cultura propagada atualmente. Dessa forma, você será capaz de julgar o que reflete ou não os valores que quer passar e planejar as mudanças necessárias.

Esse diagnóstico pode ser feito por observações, entrevistas, conversas com colaboradores, gestores e por meio de uma pesquisa de clima organizacional. A ferramenta é positiva para ouvir a opinião dos funcionários, analisar críticas e sugestões e avaliar o ambiente de trabalho, por exemplo.

Defina os objetivos da sua empresa

É essencial definir os principais objetivos e metas para o negócio a curto, médio e longo prazo. Eles devem estar alinhados ao seu planejamento estratégico e também servirão de diretrizes para o estabelecimento dos valores organizacionais.

Crie uma missão e visão

Antes de criar os valores organizacionais da sua empresa, é importante ter clareza em relação ao propósito dela e onde você quer estar daqui a alguns anos. Isso é dado pela missão e visão, que servem de embasamento para estabelecer os valores.

Procure ter objetividade ao definir esses itens para que eles sejam curtos e sejam acessíveis para colaboradores, clientes e outros públicos. No caso dos valores, por exemplo, a recomendação é estabelecer cerca de 5 frases curtas ou palavras para que sejam memorizadas com facilidade.

Em alguns casos, pode ser necessário alterar os valores com o passar dos anos. Isso geralmente acontece para adaptar a empresa às mudanças do mercado ou em caso de crises, fusões etc. Contudo, essas alterações não devem ser frequentes para não confundir o seu público, tanto o interno quanto o externo.

Colha feedbacks da equipe

A sua equipe é uma poderosa fonte de informação sobre os valores da empresa. Portanto, abra um canal de informações – que pode ser uma caixa de sugestões, espaço na intranet, entre outros – para reunir feedbacks e entender quais são os valores percebidos na instituição e quais podem ser estabelecidos no futuro.

Verifique a atuação da liderança

Os líderes têm papel significativo na disseminação da cultura e dos valores organizacionais. Portanto, é preciso dar atenção à atuação deles para verificar se ela condiz com os valores que a companhia quer passar.

atuação do líder funciona como um apoio para demonstrar os valores organizacionais e engajar os trabalhadores. Uma empresa que deseja difundir o valor do respeito, por exemplo, não pode ter gestores e líderes com comportamentos contrários a isso.

Comunique os valores organizacionais

Após definir os valores, é necessário difundi-los entre os funcionários. O processo deve ir além de incluir palavras e frases de impacto nas paredes do escritório ou no site institucional. É fundamental que todos os profissionais envolvidos com o negócio entendam a missão, a visão e os valores da companhia e apliquem essas diretrizes no dia a dia.

Sendo assim, é preciso investir em estratégias para divulgar esses princípios e estimular a adoção deles. Eventos, ações de endomarketing, feedbacks, treinamentos e outras estratégias podem ser positivas para isso.

Além do mais, é muito importante acompanhar a aplicação dos valores. Por isso, não deixe de analisar o comportamento dos colaboradores e aplicar novas estratégias caso sejam necessárias, de modo que todos compartilhem desses princípios.

Determinar os valores organizacionais garante uma equipe alinhada e gera coerência nas ações da empresa. Portanto, invista agora mesmo nesse processo e divulgue-os para todo o time, de forma a garantir a identificação e a interiorização deles.

O que achou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: