Toda empresa, mesmo que de forma inconsciente, tem uma cultura e crenças difundidas entre os seus colaboradores. Elas refletem a identidade da marca e a posicionam diante do mercado. São conhecidos também como valores organizacionais.

Contudo, nem sempre esses elementos são compartilhados de forma transparente, o que pode gerar incoerência na ação de alguns departamentos e pessoas. Por isso, é essencial estabelecer valores claros que guiem o comportamento dos colaboradores e direcionem as ações para os objetivos estratégicos do negócio, aumentando as chances de sucesso da empresa.

Quer saber mais sobre isso? Leia este artigo e entenda exatamente o que são valores organizacionais, quais os benefícios e como estabelecê-los. Boa leitura!

O que são valores organizacionais?

Em síntese, os valores são formas de expressar a identidade da sua empresa, tanto para os funcionários quanto para o mercado como um todo. Eles são um conjunto de diretrizes que demonstram as atitudes, os resultados e os comportamentos esperados e defendidos pela organização.

Em alguns casos, esses valores podem ser confundidos com os objetivos do negócio. Contudo, é necessário entender essa diferença. De forma simplificada, o objetivo de uma empresa pode ser vender produtos e se destacar no mercado, enquanto os valores são os princípios adotados nesse processo, aquilo que motiva a existência da organização.

Os valores organizacionais são criados após o estabelecimento da missão e visão, juntamente com a definição dos objetivos de curto, médio e longo prazo.

Geralmente, eles são definidos em uma série de frases (entre 5 e 7) que resumem a posição da companhia em relação à sociedade e o comportamento esperado por todos os membros do negócio.

Para você ter uma ideia, os valores do Walmart são:

  • serviço ao cliente,
  • busca pela excelência,
  • integridade e
  • respeito ao indivíduo.

Esses princípios formam a cultura da empresa e direcionam o comportamento e a atuação de todos os colaboradores.

Quais os benefícios de estabelecer valores organizacionais?

Definir os valores da companhia é extremamente importante e traz uma série de benefícios. E isso é válido para empresas de todos os portes. Sendo assim, mesmo os pequenos empreendimentos devem ter esses elementos bem estabelecidos para guiar o andamento dos trabalhos.

Eles deixam claras as diretrizes do negócio, o que ele defende e quais são os principais aspectos da cultura organizacional. Com isso, você será capaz de criar uma identidade própria para a sua marca, mantendo a coerência nas ações do negócio, dos membros e, inclusive, dos produtos e serviços oferecidos.

Além disso, estabelecer valores organizacionais ajuda na melhoria do ambiente de trabalho e da produtividade. Se os colaboradores se identificam com os valores, passam a agir de acordo com eles. Desse modo, acabam sendo mais coerentes nas ações e resultados gerados, o que impacta o clima e a produtividade do time.

Por fim, a definição dos valores também auxilia na captação de talentos. Além de permitir que os profissionais disponíveis no mercado se identifiquem com essas diretrizes e demonstrem interesse em fazer parte do time, os valores direcionam a equipe de RH no momento do recrutamento.

Dessa forma, será possível selecionar os candidatos mais alinhados às necessidades do cargo e ao perfil da empresa.

Como estabelecer os valores organizacionais do negócio?

Agora que você já sabe o que são e quais os benefícios de ter valores organizacionais bem estabelecidos no seu negócio, veja algumas dicas para criá-los.

Faça um diagnóstico de cultura

O início de um negócio pode vir acompanhado dos valores do dono, mas com o passar dos ano e o crescimento dele, esses elementos costumam sofrer algumas modificações. Sendo assim, uma das primeiras etapas para estabelecer os valores organizacionais é conhecer mais sobre a empresa e buscar entender como é a cultura propagada atualmente. Dessa forma, você será capaz de julgar o que reflete ou não os valores que quer passar e planejar as mudanças necessárias.

Esse diagnóstico pode ser feito por observações, entrevistas, conversas com colaboradores, gestores e por meio de uma pesquisa de clima organizacional. A ferramenta é positiva para ouvir a opinião dos funcionários, analisar críticas e sugestões e avaliar o ambiente de trabalho, por exemplo.

Defina os objetivos da sua empresa

É essencial definir os principais objetivos e metas para o negócio a curto, médio e longo prazo. Eles devem estar alinhados ao seu planejamento estratégico e também servirão de diretrizes para o estabelecimento dos valores organizacionais.

Crie uma missão e visão

Antes de criar os valores organizacionais da sua empresa, é importante ter clareza em relação ao propósito dela e onde você quer estar daqui a alguns anos. Isso é dado pela missão e visão, que servem de embasamento para estabelecer os valores.

Procure ter objetividade ao definir esses itens para que eles sejam curtos e sejam acessíveis para colaboradores, clientes e outros públicos. No caso dos valores, por exemplo, a recomendação é estabelecer cerca de 5 frases curtas ou palavras para que sejam memorizadas com facilidade.

Em alguns casos, pode ser necessário alterar os valores com o passar dos anos. Isso geralmente acontece para adaptar a empresa às mudanças do mercado ou em caso de crises, fusões etc. Contudo, essas alterações não devem ser frequentes para não confundir o seu público, tanto o interno quanto o externo.

Colha feedbacks da equipe

A sua equipe é uma poderosa fonte de informação sobre os valores da empresa. Portanto, abra um canal de informações – que pode ser uma caixa de sugestões, espaço na intranet, entre outros – para reunir feedbacks e entender quais são os valores percebidos na instituição e quais podem ser estabelecidos no futuro.

Verifique a atuação da liderança

Os líderes têm papel significativo na disseminação da cultura e dos valores organizacionais. Portanto, é preciso dar atenção à atuação deles para verificar se ela condiz com os valores que a companhia quer passar.

atuação do líder funciona como um apoio para demonstrar os valores organizacionais e engajar os trabalhadores. Uma empresa que deseja difundir o valor do respeito, por exemplo, não pode ter gestores e líderes com comportamentos contrários a isso.

Comunique os valores organizacionais

Após definir os valores, é necessário difundi-los entre os funcionários. O processo deve ir além de incluir palavras e frases de impacto nas paredes do escritório ou no site institucional. É fundamental que todos os profissionais envolvidos com o negócio entendam a missão, a visão e os valores da companhia e apliquem essas diretrizes no dia a dia.

Sendo assim, é preciso investir em estratégias para divulgar esses princípios e estimular a adoção deles. Eventos, ações de endomarketing, feedbacks, treinamentos e outras estratégias podem ser positivas para isso.

Além do mais, é muito importante acompanhar a aplicação dos valores. Por isso, não deixe de analisar o comportamento dos colaboradores e aplicar novas estratégias caso sejam necessárias, de modo que todos compartilhem desses princípios.

Determinar os valores organizacionais garante uma equipe alinhada e gera coerência nas ações da empresa. Portanto, invista agora mesmo nesse processo e divulgue-os para todo o time, de forma a garantir a identificação e a interiorização deles.

O que achou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário.


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

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