Nos anos 20, William Moulton Marston, PhD em Psicologia pela Universidade de Harvard, iniciou um estudo sobre as emoções e os comportamentos de indivíduos que não apresentavam deficiência mental.

Ele descobriu que os estilos comportamentais das pessoas são determinados por 4 fatores principais: Dominance (Dominância), Influence (Influência), Steadiness (Estabilidade) e Conscientiousness (Conformidade). O resultado do seu estudo foi publicado em 1928, em seu livro As Emoções das Pessoas Normais.

Desde então, a metodologia DISC tem sido utilizada em diversas empresas como ferramenta de gestão de pessoas para descobrir o perfil comportamental dos colaboradores, aumentar o desenvolvimento e produtividade de equipes e diminuir a rotatividade.

Neste artigo, vamos detalhar um pouco mais cada um dos fatores comportamentais definidos por Marston e os benefícios da utilização da metodologia DISC nas empresas. Acompanhe!

Os 4 Fatores Comportamentais

Ao identificar, por meio do método DISC, o seu perfil comportamental, o profissional atinge um nível de autoconhecimento maior e consegue entender quais são as condutas mais naturais do seu perfil.

Quando um indivíduo desenvolve atividades que são mais aderentes ao seu estilo comportamental, ele se torna mais produtivo, tem maiores chances de sucesso naquela área e traz bons resultados para a empresa.

Estes são os quatro fatores comportamentais definidos por Marston:

Dominância

Profissionais que apresentam alto índice de Dominância no perfil são fortemente orientados para resultados e se motivam por desafios. Portanto, são muito competitivos, assertivos e se sentem bem em assumir posições de comando e poder.

Influência

Esse fator demonstra a capacidade de comunicação e de criar relacionamentos de uma pessoa. Colaboradores com alto índice de Influência tendem a ser muito populares no ambiente de trabalho e conseguem inspirar outras pessoas com facilidade.

Estabilidade

Como o nome diz, são indivíduos mais constantes, pacientes, persistentes e que lidam melhor com rotinas. A análise desse fator permite avaliar o ritmo de trabalho e o modo como o profissional lida com mudanças.

Conformidade

Um alto índice de Conformidade indica um profissional com aversão a riscos. São pessoas sistemáticas, perfeccionistas e que atuam conforme regras predefinidas.

A aplicação da Metodologia DISC em empresas

O método DISC é uma ótima ferramenta para gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes, já que possibilita uma previsão assertiva sobre o comportamento dos indivíduos e tem papel importante na redução da rotatividade e no aumento da produtividade nas empresas.

Ainda é comum para alguns gestores e profissionais de Recursos Humanos avaliar a fundo o perfil técnico do candidato durante um processo de seleção, mas negligenciar a avaliação comportamental ou fazê-la de forma subjetiva.

É preciso alocar a pessoa certa na área correta, e a metodologia DISC ajuda a identificar se o perfil comportamental do candidato é ideal para executar a função.

O benefício, portanto, é uma maior assertividade no recrutamento e seleção e a redução da rotatividade e de demissões por erro de contratação. Além disso, quando o profissional é alocado para desempenhar atividades que são mais naturais ao seu perfil, ele tem maiores chances de sucesso.

Também é importante cruzar as informações do perfil dele com o perfil do gestor e do time com o qual vai trabalhar, a fim de promover uma melhor interação entre o grupo e buscar o nível máximo de produtividade da equipe. Dessa forma, é possível manter o bem-estar e ter pessoas mais motivadas.

Esses são alguns dos benefícios de utilizar a metodologia DISC nas empresas. Se bem executada, ela assume um papel estratégico na gestão de pessoas e pode tornar o negócio mais competitivo.

Que saber mais sobre o DISC e como ele pode ser aplicado na sua empresa?

Assine a nossa newsletter e tenha acesso a mais conteúdos como este!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Assine nossa newsletter | ETALENT