Guia Completo Metodologia DISC

Neste artigo, você irá aprender tudo sobre a eStabilidade – fator comportamental com destaque em 29,10% da população segundo a pesquisa Talento Brasileiro.

A Metodologia DISC é uma das ciências comportamentais mais utilizadas no mundo. Representada por quatro fatores – Dominância, Influência, eStabilidade e Conformidade – ela é a base de diversos processos que englobam o Autoconhecimento e a Gestão de Talentos das organizações.

Aqui, você irá desvendar tudo sobre a eStabilidade – fator comportamental típico de pessoas empáticas, persistentes e que prezam por segurança e planejamento.

Fator Estabilidade | DISCO que você irá aprender neste post

  • O que o fator eStabilidade representa na Metodologia DISC
  • As características comportamentais de uma pessoa eStável
  • O que motiva os estáveis
  • Dicas de uma boa comunicação com este perfil
  • Personalidades que apresentam uma alta eStabilidade
  • Áreas mais adequadas aos eStáveis

ESTABILIDADE: o fator DISC dos planejadores

Todo mundo conhece uma pessoa superacolhedora, que é capaz de passar por cima das próprias vontades para atender aos outros. Aquela pessoa atenciosa e sensível, que adora lidar com pessoas. Normalmente, são consideradas as “mãezonas” ou os “paizões” da família ou do grupo de amigos. 

Tal padrão de comportamento é comum aos indivíduos de perfil eStável, representados pela cor verde e a letra S na Metodologia DISC.

S de Steadiness, que significa "estabilidade" em inglêsEsse fator é associado a pessoas pacientes, motivadas por confiança e planejamento e que costumam tornar o ambiente acolhedor e seguro. Quanto maior a sua intensidade no perfil comportamental da pessoa, mais forte é a presença dessas características.

Características da eStabilidade:

  • Estáveis – Buscam a segurança, procurando sempre deixar o ambiente aprazível e seguro.
  • Simpáticas – Estão sempre disponíveis para colaborar e gostam de ajudar as pessoas.
  • Sensíveis – Valorizam os sentimentos dos outros e empatizam com as pessoas a respeito de seus problemas.
  • Imaginativas – Quebram as barreiras da imaginação e fantasiam com facilidade porque vivenciam mentalmente tudo aquilo que não vivem na vida real, por falta de coragem ou vontade. 
  • Atenciosas – Capacidade de ouvir atentamente as pessoas e se interessam realmente pelo que elas dizem.
  • Pacientes – Sabem esperar as oportunidades surgirem.
  • Persistentes – Terminam tudo o que iniciaram.
  • São pessoas que amam a beleza e a poesia da vida e possuem grande senso de estética, trazendo ao ambiente uma sensação de aconchego.

Mas o que motiva essa galera?

Para quem tem um comportamento com fator eStabilidade alto, a motivação vem da segurança e do planejamento. O estável sempre buscará a origem das coisas no histórico dos acontecimentos. Conhecimento prévio e sinceridade são imprescindíveis para este perfil.

Mudanças causam preocupação, que pode ser atenuada se tiver tempo para se adaptar a elas. Demanda feedbacks constantes sobre a sua performance e valoriza o reconhecimento pelo seu trabalho e esforço. Por fim, cabe destacar que, para um eStável, família e amigos próximos sempre estarão em primeiro plano.

Planejamento do Dia

Não espere que um eStável mude de planos facilmente… 

Como se comunicar com alguém de alta eStabilidade

De uma maneira geral, os eStáveis são bastante receptivos, abertos para as pessoas e para os relacionamentos. Conciliadores por natureza, evitam o conflito a qualquer custo.  

Sua postura irá depender da intensidade do fator eStabilidade no comportamento. Quanto maior a presença, mais empáticos serão – tornando-os acolhedores e simpáticos. 

Comunicação oral

Comunicação Oral | Fator SIndivíduos eStáveis costumam gostar de conversar. Ouvem mais do que falam e deixam seus interlocutores à vontade para expressarem suas ideias e sentimentos. Sabem ouvir e preferem considerar a opinião dos demais a tomar decisões de maneira autônoma.

São cuidadosos e criteriosos na escolha das palavras e frequentemente usam um tom mais formal, mas sempre de modo cordial, amável e atencioso.

Pensando nisso, organize bem o seu discurso, para estabelecer uma comunicação clara. Exalte aspectos coletivos e colaborativos utilizando o pronome “nós” e não economize nos adjetivos.  

Comunicação escrita

Do mesmo jeito que a comunicação verbal impacta um público de alta eStabilidade, dedicar-se na escrita oferece ótimas oportunidades de atrair pessoas eStáveis.

Aqui na ETALENT, por exemplo, criamos modelos de e-mail para leads e clientes cujo perfil comportamental tenha a eStabilidade destacada.

Exemplo de Email | Fator S
Exemplo de escrita voltada para um público de perfil eStável.

Nele, o objetivo é fazer com que os alunos de nossas turmas de Formação de Consultores DISC respondam a um breve questionário de avaliação do treinamento que receberam.

Como sabemos que pessoas com alto S valorizam as relações humanas e a troca, a estratégia de comunicação é apostar em um texto mais minucioso e elaborado. Você pode demonstrar certa intimidade e, para reter a atenção do eStável, recorra a palavras que expressam o sentido de compartilhar, agradecer, comprometer, planejar e ajudar. 

Minha dica: sempre faça um alinhamento da escrita com clientes e parceiros de acordo com o fator DISC predominante. Isso irá aumentar o engajamento do público (interno e externo) e melhorar a performance nas campanhas de comunicação da sua empresa.

Ferramentas como Mailchimp e Google Analytics, em parceria com a inteligência comportamental do Etalent Pro, podem turbinar seus conteúdos de acordo com o perfil do cliente.

Exemplos de alta eStabilidade

No intuito de te ajudar a identificar pessoas com alta eStabilidade, apresento a seguir duas personalidades que não deixam dúvidas sobre seu perfil comportamental – uma da vida real e outra do mundo da imaginação.

Mahatma Gandhi

Gandhi

Um dos maiores pacifistas que o mundo já conheceu, Mahatma Gandhi é um exemplo claro de indivíduo eStável. Entre as causas que defendeu, estão a paz entre hindus e muçulmanos e, mais tarde, os direitos civis do seu povo e a independência da Índia do domínio britânico. 

Sua atitude de resistência pacífica, não violenta, em prol de interesses coletivos e sua perseverança em seguir seu propósito até o fim são traços marcantes do comportamento eStável. Para ilustrar ainda melhor, levantei algumas frases que traduzem bem esse espírito:

– O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente. – Coletividade e planejamento.

A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira. – Consideração e conciliação.

A satisfação está no esforço e não apenas na realização final. – Apreço pelo esforço e pelo desenvolvimento das atividades, mais do que por resultados.

O melhor modo de encontrar a si mesmo é se perder servindo aos outros. – Alocentrismo.

Marge Simpson

Marge Simpson

Há mais de 30 anos no ar, a família Simpsons reúne diferentes traços de comportamento. Definitivamente com eStabilidade acentuada, Marge faz muito bem o papel da “mãezona”. Atenta às necessidades de todos à sua volta, está sempre disposta a ouvir, acolher e ajudar, inclusive quem não faz parte da família.

Interfere incansavelmente para a conciliação entre o marido, Hommer, e o filho mais velho, Bart. Planejada e comprometida com as atividades domésticas, mantém tudo sempre muito organizado, mesmo com tantas confusões. Marge é um bom exemplo de perfil eStável nos desenhos animados.

Áreas que dão “match” com os eStáveis

Agora que você está craque neste fator, deve deduzir que profissionais cuja eStabilidade se destaca no perfil comportamental são bastante compatíveis com áreas que exigem planejamento e espírito acolhedor.

Independente da hierarquia, os eStáveis são comumente vistos em áreas como:

  • Assistência social
  • Psicologia
  • Docência
  • Turismo e Hotelaria
  • Diplomacia
  • Recursos Humanos e Departamento Pessoal
  • Secretariado e assistência

De fato, pensando na adaptação e no alto desempenho do profissional, atrair pessoas com esse perfil para tais áreas é um ótimo investimento por parte do Recrutamento e Seleção da sua organização.

O mais importante é que haja uma arquitetura de cargos prévia e o mapeamento comportamental dos talentos, já que o contexto organizacional influencia diretamente nas necessidades e atribuições de cada cargo.

Que tal aprender mais sobre os outros fatores?

E aí, se identificou como uma pessoa estável? Reconhece alguém com tal perfil no seu trabalho? Conte para a gente nos comentários!

Agora que você compreendeu a natureza dos indivíduos da alta eStabilidade, fica o nosso convite para conhecer profundamente os outros fatores em nossas turmas de Formação de Consultores DISC.

Confira o calendário e reserve sua vaga com um de nossos consultores. 📅

Quer saber mais sobre a Metodologia DISC? A leitura desses materiais irá te ajudar!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: