Neste artigo, você irá aprender tudo sobre a Conformidade – fator comportamental com destaque em 15,62% da população segundo a pesquisa Talento Brasileiro.

A Metodologia DISC é uma das ciências comportamentais mais utilizadas no mundo. Representada por quatro fatores – Dominância, Influência, eStabilidade e Conformidade – ela é a base de diversos processos que englobam o Autoconhecimento e a Gestão de Talentos das organizações.

Aqui, você irá desvendar tudo sobre a Conformidade – fator comportamental característico de pessoas mais reservadas, detalhistas, justas e orientadas por normas e regras.

Conformes

O que você irá aprender neste post

  • O que o fator Conformidade representa na Metodologia DISC
  • As características comportamentais de uma pessoa Conforme
  • O que motiva os Conformes
  • Dicas de uma boa comunicação com este perfil
  • Personalidades que apresentam uma alta Conformidade
  • Áreas mais adequadas aos Conformes

Conformidade: o fator DISC dos justos

Sabe aquela pessoa superatenta aos detalhes, que questiona tudo e quer saber o porquê de todas as coisas? Certamente, essa pessoa tem o fator Conformidade acentuado no seu perfil comportamental. Indivíduos como esse são representados pela cor azul e a letra C na Metodologia DISC.

Conformidade

O fator Conformidade remete a pessoas voltadas para tarefas e resultados, que se orientam por normas e regras e buscam alto padrão de qualidade em tudo o que fazem. Por isso, estão sempre bastante atentas às minúcias da vida. Evitam conflitos e não gostam de se expor, especialmente em público, a não ser que dominem o assunto. Convivem bem em coletividade, desde que a sua individualidade seja respeitada. Quanto maior a sua intensidade no perfil comportamental da pessoa, mais forte é a presença dessas características.

Características da Conformidade:

  • Lógicos – Buscam a certeza nos fatos, querem os detalhes de tudo o que aconteceu.
  • Analíticos – Pesquisam o passado, analisam o presente e projetam o futuro.
  • Curiosos – Mergulham nos detalhes, sempre na busca da profundidade do conhecimento.
  • Disciplinados – Seguem as normas e padrões pré-estabelecidos e descobrem, com sua sensibilidade aguçada, novos pontos de convergência, criando outros padrões.
  • Ponderados – Buscam ser justos e estar sempre certos e ao lado da verdade.
  • Diplomáticos – Não confrontam com agressividade, usam argumentos consistentes.
  • Perfeccionistas – Desejam que tudo saia como planejaram e só se satisfazem se atingirem o nível de perfeição estipulado por eles mesmos.

Mas o que motiva esse pessoal?

Os indivíduos com perfil comportamental em que a Conformidade é acentuada são motivados por ambientes e tarefas estruturados. Seja na vida pessoal ou no ambiente profissional, para os Conformes, seguir à risca o que foi acordado e cumprir os prazos estabelecidos são exemplos do que traz grande satisfação. 

São movidos pela precisão e exatidão das informações. Palpites e suposições não têm importância para essas pessoas; querem saber os pormenores de cada assunto, para terem conhecimento com embasamento. Nesse sentido, frequentemente estabelecem altos padrões de qualidade e são exigentes consigo e com os outros.

Follow the rules

Nunca espere que um Conforme haja arbitrariamente ou com desobediência!

Como se comunicar com alguém de alta Conformidade

O traço mais marcante na maneira como um Conforme se comunica é a riqueza de detalhes sobre os assuntos tratados. Para se expressar, valoriza mais o conteúdo do que a forma e, em algumas situações, pode ser mais objetivo e formal do que o necessário, o que pode ser interpretado como frieza ou indiferença.

Na hora de lidar com uma pessoa de comportamento Conforme, o uso de algumas técnicas torna-se decisivo, pois ajuda a estabelecer uma comunicação mais fluida com este perfil.

Comunicação oral

Comunicação Oral Conformes

De uma maneira geral, pessoas com alta Conformidade não são propensas ao relacionamento interpessoal. Por isso, para quebrar as barreiras que possam aparecer, a primeira dica é pautar a conversa em informações e dados sobre os temas abordados, argumentando sempre com embasamento. 

Por esse perfil tender à racionalidade, seja sempre cortês e tenha cuidado na escolha das palavras e da mensagem que pretende transmitir, para não afetar a natureza criteriosa desses indivíduos.

Preencha a conversa com detalhes que tragam minúcia ao assunto. Exalte os aspectos técnicos e lógicos e, se possível, use números e estatísticas para reforçá-los. 

Comunicação escrita

Do mesmo jeito que a comunicação verbal impacta um público de alta Conformidade, dedicar-se na escrita oferece ótimas oportunidades de atrair pessoas Conformes.

Aqui na ETALENT, por exemplo, criamos modelos de e-mail para leads e clientes cujo perfil comportamental tenha a Conformidade destacada.

Exemplo de escrita voltada para um público de perfil Conforme.

Email Conformes

Nele, o objetivo é fazer com que os alunos de nossas turmas de Formação de Consultores DISC respondam a um breve questionário de avaliação do treinamento que receberam.

Como sabemos que pessoas com alta Conformidade valorizam aspectos racionais, a estratégia de comunicação é apostar em um texto mais formal e expositivo. Para reter a atenção do Conforme, recorra aos dados disponíveis sobre o assunto, abusando dos números e das estatísticas. E atenção: jamais force uma intimidade que não há, mantenha uma distância respeitosa.  

Dica: sempre faça um alinhamento da escrita com clientes e parceiros de acordo com o fator DISC predominante. Isso irá aumentar o engajamento do público (interno e externo) e melhorar a performance nas campanhas de comunicação da sua empresa.

Ferramentas como Mailchimp e Google Analytics, em parceria com a inteligência comportamental do Etalent Pro, podem turbinar seus conteúdos de acordo com o perfil do cliente.

Exemplos de alta conformidade

No intuito de te ajudar a identificar pessoas com alta Conformidade, apresentamos a seguir duas personalidades que não deixam dúvidas sobre seu perfil comportamental — uma da vida real e outra do mundo da imaginação.

Stephen Hawking

Stephen Hawking

Certamente, Stephen Hawking é uma das mentes mais brilhantes que o mundo conheceu. Desde a infância, demostrava grande interesse por ciência e, mesmo com todas as limitações que a esclerose lateral amiotrófica (ELA) trouxe ao corpo de Hawking, sua mente nunca parou de se desenvolver, sendo incansável na busca por conhecimento.

Frequentemente comparado a Einstein, Hawking usava análises e cálculos para testar as teorias mirabolantes – e, para muitos, inimagináveis – que tinha sobre o universo. Para ilustrar melhor, levantei algumas frases que traduzem bem o espírito Conforme de Hawking:

– Meu objetivo é simples. É a compreensão completa do universo, por que ele é assim e por que existe. – Curioso e analítico.

As grandes conquistas da humanidade foram obtidas conversando, e as grandes falhas pela falta de diálogo. – Diplomático.

– Eu acredito que o universo é governado pelas leis da ciência. – Orientado por regras. 

Hermione Granger

Hermione

Hermione Granger é a aluna superestudiosa da saga Harry Potter. Ela sabe resolver enigmas, vive fazendo pesquisas na biblioteca e consegue analisar racionalmente o comportamento dos colegas e as consequências das suas ações. Por essas e outras, é certeiro afirmar que Hermione tem o fator Conformidade destacado em seu comportamento. 

É incansável com os estudos, perfeccionista e muito crítica com tudo à sua volta. Uma cena que nos deixa clara a alta Conformidade de Hermione é que, no livro “O Prisioneiro de Azkaban”, descobrimos que o maior medo que ela tem é de reprovar em todas as matérias. 

Por sua fama de sabe-tudo, por vezes entendida como arrogância, Hermione tem pouquíssimos amigos e grande dificuldade de se relacionar amorosamente. Não à toa, só expõe seus sentimentos por Rony no último livro da saga. 

Quanto ao seu senso de justiça, lembramos da raiva que ela demonstra no livro “Cálice de Fogo” em relação à jornalista Rita Skeeter, por deturpar inteiramente a entrevista com Harry ao jornal Profeta Diário.

Analisando os diferentes aspectos do seu comportamento, podemos dizer que Hermione é um típico exemplo de perfil Conforme no mundo da ficção. 

Áreas que dão “match” com os Conformes

Agora que você está craque neste fator, deve deduzir que profissionais cuja Conformidade se destaca no perfil comportamental são bastante compatíveis com áreas que exigem grande capacidade analítica e alta perceptividade.

Independente da hierarquia, frequentemente os Conformes são vistos em áreas como:

  • Engenharias;

  • Perícia e Auditoria;

  • Analytics, Planejamento estratégico e Inteligência de mercado;

  • Financeiro, Fiscal, Tesouraria, Crédito e Cobrança;

  • Ciência e Pesquisa.

De fato, pensando na adaptação e no alto desempenho do profissional, atrair pessoas com esse perfil para tais áreas é um ótimo investimento por parte do Recrutamento e Seleção da sua organização.

O mais importante é que haja uma arquitetura de cargos prévia e o mapeamento comportamental dos talentos, já que o contexto organizacional influencia diretamente nas necessidades e atribuições de cada cargo.

Que tal aprender mais sobre os outros fatores?

E aí, se identificou como uma pessoa Conforme? Reconhece alguém com esse perfil no seu trabalho? Conte para a gente nos comentários!

Agora que você compreendeu a natureza dos indivíduos da alta Conformidade, fica o nosso convite para conhecer profundamente os outros fatores em nossas turmas de Formação de Consultores DISC.

Confira o calendário e reserve sua vaga com um de nossos consultores.  📅

Quer saber mais sobre a Metodologia DISC? A leitura desses materiais irá te ajudar!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: