Guia Completo Metodologia DISC

Neste artigo, você irá aprender tudo sobre a Influência — fator comportamental com destaque em 46,29% da população segundo a pesquisa Talento Brasileiro.

A Metodologia DISC é uma das ciências comportamentais mais utilizadas no mundo. Representada por quatro fatores — Influência, Influência, eStabilidade e Conformidade — ela é a base de diversos processos que englobam o Autoconhecimento e a Gestão de Talentos das organizações.

Neste post, você irá desvendar tudo sobre a Influência — fator comportamental típico de pessoas extremamente sociáveis, persuasivas e que prezam pela liberdade e informalidade.

Os altos I: aprenda tudo sobre esse perfil comportamental

O que você irá aprender neste post

  • O que o fator Influência representa na Metodologia DISC
  • As características comportamentais de uma pessoa Influente
  • O que motiva os Influentes
  • Dicas de uma boa comunicação com este perfil
  • Personalidades que apresentam uma alta Influência
  • Cargos mais adequados aos Influentes

Influência: o fator DISC dos comunicativos

A gente sabe que nenhum ser humano é uma ilha. Desde os primórdios da existência, interagimos com outras pessoas — buscando sobrevivência e conexão.

Porém, alguns se destacam nessa arte. Entre reuniões de projetos até conversas animadas após o expediente, há aqueles que estão sempre cativando o público e tornando tudo mais descontraído. 

Tal padrão de comportamento é comum aos indivíduos de perfil Influente, representados pela cor amarela e a letra I na Metodologia DISC.

I de Influência, fator DISC que se destaca em 46,29% da população brasileira

Esse fator é associado a pessoas comunicativas, motivadas por construir redes de relacionamento e que costumam tornar o ambiente agradável e descontraído.

Quanto maior a sua intensidade no perfil comportamental da pessoa, mais forte é a presença dessas características.

As características da Influência

Ao identificar uma pessoa cujo perfil comportamental apresenta alto nível de Influência, certas características se destacam — principalmente se a pessoa estiver em situação confortável ou, do lado oposto, passando por um cenário de pressão constante.

Separei algumas delas abaixo:

  • Idealista – busca satisfazer as pessoas
  • Busca a harmonia entre as pessoas – foco no prazer
  • Simpático – influencia e motiva as pessoas
  • Intuitivo – escuta seu coração
  • Persuasivo – quebra as barreiras internas
  • Flexível – capacidade de adaptar-se e trazer leveza à vida
  • Comunicativo – fluência verbal.

Comunicativo, confiante, intuitivo, otimista, e convincente: influenciar e motivar pessoas são os superpoderes deste perfil.

Cabe pontuar também que o Influente não gosta da falta de liberdade, ambientes conflituosos, rotinas, regras e isolamento. Seu foco é ter o máximo de prazer em tudo que faz.

Lucifer Morningstar: sinônimo de Alta Influência
Apesar de ser meio dramático e falastrão, o personagem Lucifer é um ótimo exemplo de Influente

Mas e aí, o que motiva essa galera?

Para quem tem alta Influência em seu sangue, não há motivação maior do que lidar com pessoas.

Os influentes adoram reconhecimento e evitam ao máximo a rejeição. Participar de projetos grandes, eventos e ter sua voz destacada também são grandes motivadores deste perfil. 

Pessoas com estilo influente buscam resultados imediatos, mas que tragam satisfação para todos os envolvidos. 

Uma pessoa influente é extremamente confiante, fazendo questão em demonstrar seu entusiasmo e energia aos que a cerca.

Erin na série The Office: exemplo de alta Influência
Efusivos e por vezes assustadores: comemorar vitórias é uma marca dos influentes

Como se comunicar com alguém de alta Influência

Os Influentes sentem-se absolutamente confortáveis com outras pessoas de mesmo estilo: expressivos e autoconfiantes, comunicação é a praia deles.

Sua postura irá depender da intensidade do fator Influência no comportamento. Quanto maior a presença, mais sociáveis serão — tornando-se envolventes e calorosos.

Comunicativos por natureza, sua interação pode ser tão fácil e enérgica quanto complicada de controlarComo nem todos são sociáveis e receptivos no mesmo ritmo e naturalidade dos influentes, algumas técnicas de comunicação tornam-sem preciosas na hora de lidar com uma pessoa deste perfil. Vejamos duas a seguir!

Comunicação Oral

Apesar da já conhecida fluência verbal que os influentes possuem, o jeito expansivo que demonstram pode ser um grande obstáculo quando o objetivo é uma interação direta ou estruturada.

Afinal, pessoas de alta Influência se distraem com facilidade, o que remete a um grupo cuja atenção e autocontrole são difíceis de conquistar.

Nesse sentido, foque em assuntos que lhe dão prazer de dialogar e não seja “chato” ou “agressivo” em suas colocações.

Use elogios e mensagens positivas, reconhecendo que a presença do Influente no lugar (e no diálogo) é genuinamente valorizada.

Conversas em grupo e ambientes de alta descontração são ótimas estratégias para impactar o seu público de influentes.

Comunicação escrita

Do mesmo jeito que a comunicação verbal impacta um público de alta Influência, dedicar-se na escrita oferece ótimas oportunidades de atrair pessoas influentes.

Aqui na ETALENT, por exemplo, criamos modelos de e-mail para leads e clientes cujo perfil comportamental tenham a Influência destacada.

Modelo de Email para pessoas comunicativas
Exemplo de escrita voltada para um público de perfil Influente

Nele, o objetivo é fazer com que os alunos de nossas turmas de Formação de Consultores DISC respondam um breve questionário de avaliação do treinamento que receberam.

Recomendo, numa estratégia de escrita para um público de perfil Influente, os seguintes passos:

  • Utilize expressões amigáveis, as vozes em primeira e segunda pessoa (eu, você) e palavras-chave como prazeroso e relacionamento.
  • Conte breves histórias, algo que aproxime a realidade do seu público com o objetivo do conteúdo
  • Não o pressione e deixe os detalhes mais chatos para o final do conteúdo.

A melhor parte é que, com uma comunicação escrita bem feita, os influentes serão os primeiros a compartilhar seu conteúdo por aí, aumentando a reputação da sua organização.

Ferramentas como Mailchimp e Google Analytics, em parceria com a inteligência comportamental do Etalent Pro, podem turbinar seus conteúdos de acordo com o perfil do cliente.

Exemplos de alta Influência

No intuito de te ajudar a identificar pessoas com alta Influência, destaquei duas personalidades que não deixam dúvidas sobre seu perfil comportamental — uma da vida real e outra da teledramaturgia.

Glória Maria

A apresentadora e influenciadora Glória Maria, um exemplo longevo de alta Influência

Uma das personalidades mais experientes e reconhecidas do jornalismo brasileiro, Glória Maria esbanja talento e espontaneidade, atraindo sorrisos por todos os cantos.

Sua capacidade de comunicação e carisma fazem da palestrante motivacional e apresentadora do programa Globo Repórter uma figura incontestável do perfil Influente.

Lucifer Morningstar

O protagonista da série homônima é a cara dos influentes

O anjo caído mais famoso da Netflix também pode ser considerado um verdadeiro talento de Alta Influência.

Charmoso, irreverente e extremamente persuasivo, Lucifer sabe como ninguém utilizar sua natureza comportamental no trabalho como procurador civil de Los Angeles.

Aliás, a extrema Influência de Lucifer transparece em certos momentos comportamentos negativos desse perfil, como a irresponsabilidade e inconveniência. Um Plano de Desenvolvimento Individual é sempre bem-vindo nesses casos.

Áreas que dão “match” com os Influentes

Após todo esse conteúdo, você já deve até inferir quais áreas cuja habilidade comunicativa e preocupação com o material humano sejam a praia dos influentes.

De fato, pensando na adaptação e alto desempenho do profissional, atrair pessoas com esse perfil para tais áreas é um ótimo investimento por parte do Recrutamento e Seleção da sua organização.

Independente da hierarquia, os Influentes são comumente vistos em áreas como:

O mais importante é que haja uma arquitetura de cargos prévia e o mapeamento comportamental dos talentos, já que o contexto organizacional influencia diretamente nas necessidades e atribuições de cada cargo.

Cargos que exigem da pessoa uma boa comunicação, autoconfiança, iniciativa e persuasão casam bastante com aqueles cuja Influência se destaca no perfil comportamental.


Que tal aprender mais sobre os outros fatores?

E aí, se identificou como uma pessoa Influente? Reconhece alguém com tal perfil no seu trabalho? Conte para a gente nos comentários!

Agora que você compreendeu a natureza dos indivíduos da alta Influência, fica o nosso convite para conhecer profundamente os outros fatores em nossas turmas de Formação de Consultores DISC.

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Quer saber mais sobre a Metodologia DISC? A leitura desses materiais irá te ajudar!

Quer saber por que Lucifer, aquele mesmo da Netflix, é considerado um Alto I? Entenda tudo aqui. (tempo de leitura: 7 minutos)

Falando em perfis influentes, veja como o Autoconhecimento pode melhorar sua comunicação. (tempo de leitura: 3 minutos)

Aprenda tudo sobre o fator Dominância, fator de destaque em diversos líderes — inclusive o Steve Jobs. (tempo de leitura: 8 minutos)

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