Não é novidade o fato de que contratações equivocadas podem causar prejuízos e impactar negativamente na produtividade de uma equipe, não é mesmo? Porém, nem todo mundo sabe como a cultura organizacional pode influenciar positivamente na hora da contratação, tornando-a acertada e garantindo o sucesso da empresa.
Contemplar os aspectos da cultura organizacional de um time no momento do processo seletivo é uma forma de alinhar as expectativas do profissional às da empresa, assegurando a formação de uma equipe de alta performance.
No artigo de hoje, esclarecemos como funciona essa relação entre a cultura organizacional e o processo de recrutamento e seleção, apontando seus principais benefícios. Confira!
Contratações honestas
Um processo seletivo que se pauta na cultura organizacional é benéfico tanto para a empresa, pois vai contratar pessoas com o perfil certo, quanto para os candidatos, que estarão cientes sobre como a empresa surgiu e onde pretende chegar, por que ela existe, quais são seus princípios e valores, além de que caminhos vai seguir na trajetória em busca dos objetivos estabelecidos.
Dessa forma, o profissional será capaz de começar seu trabalho na organização já entendendo suas funções, sua rotina e de que forma deve agir.
É importante dizer que a ideia de cultura organizacional não diz respeito a funcionários abrindo mão do que acreditam para acreditar no que a empresa impõe, mas sim a uma reunião de perfis que acreditam em um mesmo ideal.
A contratação honesta traz um colaborador que entende e compartilha os princípios e valores de sua empresa, conseguindo se adaptar facilmente e se tornando um reflexo dela.
Menos conflitos
A cultura organizacional tem o importante papel de prevenção de conflitos dentro da empresa. Quando um colaborador é integrado ao time já sabendo das metas, dos objetivos e das expectativas, há uma redução no número de possíveis conflitos.
Quando funcionários de uma equipe não entendem bem seus papéis, podem ocorrer desentendimentos sobre funções e responsabilidades.
Por outro lado, quando os membros estão em sintonia quanto à cultura organizacional, o ambiente se torna mais produtivo, mais objetivo e mais satisfatório para todos.
Maior identificação
É muito mais fácil colocar em prática aquilo que se conhece com clareza, especialmente se há identificação e sensação de pertencimento.
Quando um profissional é contratado para trabalhar com o que acredita, ele logo consegue se sentir parte da equipe e se torna motivado e, consequentemente, engajado.
Isso certamente provocará realização profissional, logo, renderá mais produtividade e bons resultados para a organização.
Para que isto ocorra, é essencial que, durante o processo de seleção, o recrutador avalie não apenas conhecimentos técnicos e experiências anteriores, mas competências e habilidades que traduzam a cultura da empresa.
Características como inteligência emocional, proatividade, resiliência e orientação para resultados são algumas das que permitem perceber o grau de identificação de um candidato e sua possível aderência àquela cultura.
Se você gostou de entender melhor sobre a importância da cultura organizacional nos processos seletivos, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo o que falamos por aqui!
Você também pode gostar desses artigos


Hugo Freire
Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.