Se você se preocupa com a integração de um novo colaborador com a equipe, então precisa saber o que é Onboarding e o quanto essa prática pode facilitar esse processo, já que contribui diretamente para alinhar as expectativas da empresa e do profissional.
Além disso, o Onboarding é uma ótima maneira para aumentar ainda mais a motivação do recém-chegado. Uma nova contratação costuma ser sinônimo de motivação e alta produtividade, potencializar esse sentimento é uma atitude inteligente para manter o crescimento da organização a todo vapor.
Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso artigo!
O que é Onboarding?
Onboarding, em tradução livre, significa embarcar. O termo é utilizado no contexto corporativo para definir o conjunto de ações cujo principal objetivo é acelerar a integração de novos colaboradores, tanto no que diz respeito a sua função, como com as políticas de empresa e os colegas de trabalho.
A prática é muito importante para que o recém-contratado possa atingir os mais altos patamares de produtividade dentro da sua capacidade em menos tempo. Além disso, diminui consideravelmente a rotatividade de colaboradores ainda no período de experiência.
Se a sua empresa enfrenta problemas com a adaptação e acaba desligando muitas pessoas com poucos meses de trabalho, o Onboarding pode ser a solução.
Quais são as principais etapas e processos?
O Onboarding é um pouco mais complexo que um simples treinamento de capacitação de novos colaboradores. Por isso, é importante ficar atento as suas principais etapas e processos.
Recrutamento
Divulgar que a empresa adota técnicas de Onboarding junto com as informações da vaga em aberto é uma forma de atrair profissionais qualificados.
Os candidatos também têm interesse em se alinhar aos processos da empresa mais rapidamente. Afinal, a prática pode aumentar as chances de serem aprovados pelo período de experiência.
Preparação da equipe
A equipe deve saber com antecedência sobre o colega que está chegando. Nada de surpreender o pessoal com um novo contratado, é preciso que todos estejam a par do nome e da função que será desempenhada por ele.
Orientação
Muitas empresas entregam o manual de normas e condutas no primeiro dia de trabalho do novo contratado. Na realidade, o ideal é que isso seja feito antes da pessoa iniciar as atividades.
Dessa forma, ela pode ler tudo com calma, tirar as dúvidas e chegar mais bem preparado.
Apresentação da empresa
Fazer um tour pela empresa e conhecer os colegas de trabalho é uma prática bastante válida, mas deve ser feita aos poucos.
O excesso de informação no primeiro dia pode gerar mais dúvidas que soluções. O ideal é que até mesmo a apresentação da empresa seja feita de forma gradual e bem planejada.
Acompanhamento
Toda ação deve ser acompanhada, e não seria diferente com o Onboarding. Aliás, não há outra forma de descobrir se o seu principal objetivo foi atingido – agilizar a adaptação do colaborador na organização – sem o uso de métricas de avaliação e indicadores de desempenho.
Também é importante estabelecer um diálogo com o recém-chegado para descobrir o que ele está achando do processo e verificar se as estratégias adotadas pela empresa realmente estão surtindo os efeitos desejados.
Qual é a duração do Onboarding?
O ideal é que o processo tenha o mesmo tempo de duração que o período de experiência do colaborador, mas tudo depende do tamanho da empresa, perfil e políticas adotadas. No entanto, não há nenhuma regra quanto a isso. O importante é que a estrutura do seu projeto de Onboarding acompanhe as necessidades da empresa e do cargo ocupado.
Vale destacar que a tecnologia pode ser uma grande aliada em todo processo. Desde o envio dos manuais sobre a empresa, até a análise dos dados referentes ao comportamento do novo colaborador, tudo é possível com o auxílio de softwares voltados para a gestão de pessoas.
Agora que você já sabe o que é Onboarding e seus principais objetivos, comece agora mesmo a elaborar essa estratégia de adaptação e aplique na próxima contratação.
Ficou com alguma dúvida ou tem uma experiência para compartilhar? Deixe o seu comentário. Gostaríamos muito de saber sua opinião!
Você também pode gostar desses artigos


Hugo Freire
Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.