Se você se preocupa com a integração de um novo colaborador com a equipe, então precisa saber o que é Onboarding e o quanto essa prática pode facilitar esse processo, já que contribui diretamente para alinhar as expectativas da empresa e do profissional.

Além disso, o Onboarding é uma ótima maneira para aumentar ainda mais a motivação do recém-chegado. Uma nova contratação costuma ser sinônimo de motivação e alta produtividade, potencializar esse sentimento é uma atitude inteligente para manter o crescimento da organização a todo vapor.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso artigo!

O que é Onboarding?

Onboarding, em tradução livre, significa embarcar. O termo é utilizado no contexto corporativo para definir o conjunto de ações cujo principal objetivo é acelerar a integração de novos colaboradores, tanto no que diz respeito a sua função, como com as políticas de empresa e os colegas de trabalho.

A prática é muito importante para que o recém-contratado possa atingir os mais altos patamares de produtividade dentro da sua capacidade em menos tempo. Além disso, diminui consideravelmente a rotatividade de colaboradores ainda no período de experiência.

Se a sua empresa enfrenta problemas com a adaptação e acaba desligando muitas pessoas com poucos meses de trabalho, o Onboarding pode ser a solução.

Quais são as principais etapas e processos?

O Onboarding é um pouco mais complexo que um simples treinamento de capacitação de novos colaboradores. Por isso, é importante ficar atento as suas principais etapas e processos.

Recrutamento

Divulgar que a empresa adota técnicas de Onboarding junto com as informações da vaga em aberto é uma forma de atrair profissionais qualificados.

Os candidatos também têm interesse em se alinhar aos processos da empresa mais rapidamente. Afinal, a prática pode aumentar as chances de serem aprovados pelo período de experiência.

Preparação da equipe

A equipe deve saber com antecedência sobre o colega que está chegando. Nada de surpreender o pessoal com um novo contratado, é preciso que todos estejam a par do nome e da função que será desempenhada por ele.

Orientação

Muitas empresas entregam o manual de normas e condutas no primeiro dia de trabalho do novo contratado. Na realidade, o ideal é que isso seja feito antes da pessoa iniciar as atividades.

Dessa forma, ela pode ler tudo com calma, tirar as dúvidas e chegar mais bem preparado.

Apresentação da empresa

Fazer um tour pela empresa e conhecer os colegas de trabalho é uma prática bastante válida, mas deve ser feita aos poucos.

O excesso de informação no primeiro dia pode gerar mais dúvidas que soluções. O ideal é que até mesmo a apresentação da empresa seja feita de forma gradual e bem planejada.

Acompanhamento

Toda ação deve ser acompanhada, e não seria diferente com o Onboarding. Aliás, não há outra forma de descobrir se o seu principal objetivo foi atingido – agilizar a adaptação do colaborador na organização – sem o uso de métricas de avaliação e indicadores de desempenho.

Também é importante estabelecer um diálogo com o recém-chegado para descobrir o que ele está achando do processo e verificar se as estratégias adotadas pela empresa realmente estão surtindo os efeitos desejados.

Qual é a duração do Onboarding?

O ideal é que o processo tenha o mesmo tempo de duração que o período de experiência do colaborador, mas tudo depende do tamanho da empresa, perfil e políticas adotadas. No entanto, não há nenhuma regra quanto a isso. O importante é que a estrutura do seu projeto de Onboarding acompanhe as necessidades da empresa e do cargo ocupado.

Vale destacar que a tecnologia pode ser uma grande aliada em todo processo. Desde o envio dos manuais sobre a empresa, até a análise dos dados referentes ao comportamento do novo colaborador, tudo é possível com o auxílio de softwares voltados para a gestão de pessoas.

Agora que você já sabe o que é Onboarding e seus principais objetivos, comece agora mesmo a elaborar essa estratégia de adaptação e aplique na próxima contratação.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma experiência para compartilhar? Deixe o seu comentário. Gostaríamos muito de saber sua opinião!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: