A resposta para o que é valuation está na própria tradução do termo em inglês, que significa avaliação de empresas. O processo visa a estabelecer quanto uma empresa vale no mercado, determinando um preço por ela. Esse valor é utilizado na compra e na venda de ações na bolsa de valores.

No entanto, não se trata de uma fórmula matemática. Como o valuation diz respeito ao futuro da empresa, é necessário que o investidor avalie diversos fatores antes de estimar onde o negócio pode chegar.

Isso inclui seu capital humano, afinal, são os colaboradores que movem a organização ao encontro dos seus objetivos. Quer entender melhor sobre esse processo e sua relação com o RH? Acompanhe a leitura!

 

O que é valuation na empresa?

Conforme revelamos anteriormente, o valuation é um termo cuja tradução é avaliação de empresas. Em síntese, ele trabalha com as percepções que os investidores têm sobre a organização no mercado e está relacionado aos possíveis cenários que esse negócio pode ocupar no futuro.

O método, basicamente, é uma previsão do retorno sobre o investimento em ações. Para que um acionista compre ou invista em cotas, ele deve estar minimamente seguro sobre o lucro que pode obter com o passar do tempo. É disso que o valuation se trata.

Toda empresa pode ser avaliada com os mais diversos objetivos:

  • vender uma parte para um sócio;
  • realizar operações contábeis;
  • verificar os resultados de uma transação, fusão ou aquisição;
  • perceber os impactos de processos judiciais, entre outros.

Por isso, mais importante do que saber o que é valuation é conhecer seus benefícios para uma organização.

Utilizar essa ferramenta de análise de seu negócio tem vários benefícios, tais como:

  • identificar as características que valorizam o empreendimento e a marca;
  • entender o que pode fazer a empresa valer menos, atuando na correção desses aspectos;
  • saber o real valor do negócio e quanto vale a pena investir no seu crescimento;
  • ter uma estimativa segura sobre seu crescimento futuro, com base no seu histórico;
  • negociar uma possível sociedade de maneira mais justa.

 

Por que fazer valuation?

Todo investidor sabe o que é valuation e considera esse montante na hora de comprar ou vender suas ações. Por esse lado, a ferramenta revela o valor justo e real de uma empresa, contribuindo para que esse aplicador possa fazer suas escolhas mediante as operações na Bolsa de Valores.

Por outro lado, o valuation também contribui para que as empresas possam melhorar sua gestão como um todo. As análises realizadas para descobrir seu valor no mercado revelam os pontos que precisam ser corrigidos, possibilitando a adoção de estratégias que tragam melhores resultados para o negócio.

Somado a isso, é possível agir de modo preventivo frente à instabilidade do mercado. Afinal, nenhum ramo de atuação está livre das famosas e temidas crises.

 

Quais são os tipos de valuation?

A avaliação de uma empresa pode acontecer de diversas maneiras. Conheça.

Fluxo de caixa descontado (FCD)

O fluxo de caixa das empresas segue uma mesma tendência: apresentar resultados decrescentes ao longo do tempo. O FCD, então, se propõe a chegar à correção desse superávit por meio de cálculos matemáticos.

A partir disso, a análise consegue projetar o lucro futuro e descontar o risco associado ao investimento.

Múltiplos de mercado

Essa avaliação é realizada por meio de um comparativo entre empresas de um mesmo segmento. Os indicativos que geralmente são usados expressam o lucro de uma organização antes de descontos, juros, amortização, depreciação e impostos.

O cálculo de valuation pelo método de múltiplos de mercado é bastante utilizado, pois sua aplicação é bem simples. Em contrapartida, embora todo negócio tenha concorrentes, é difícil encontrar operações idênticas – uma exigência desse modelo.

Valuation contábil e de liquidação

O valuation contábil considera apenas as operações contábeis de uma empresa, no que diz respeito ao seu patrimônio líquido. Esse modelo não considera os ativos intangíveis, como a força da marca do negócio.

Já o valuation de liquidação soma todos os ativos e subtrai os passivos, sendo muito utilizado em empresas que estão sendo fechadas.

 

Como fazer o valuation?

Para que o significado de valuation fique ainda mais nítido, escolhemos o fluxo de caixa descontado para explicar como realizar o processo na sua empresa. Veja!

  • projete o fluxo de caixa, subtraindo o montante recebido pelo montante gasto;
  • analise a realidade da sua empresa para determinar o período utilizado na projeção, considerando que a sugestão para empresas estáveis é de 5 anos e, para as organizações de pequeno porte e startups, é interessante diminuir esse tempo;
  • defina uma margem de desconto para representar a desvalorização da moeda, considerando a base de rendimentos médios da Bolsa de Valores;
  • some todos os fluxos de caixa, subtraia os descontos e encontre o valuation da empresa.

 

Qual é a relação entre o valuation e o RH?

No modelo tradicional de valuation, uma empresa é avaliada por seu potencial de crescimento, pela geração de receitas e pela qualidade das suas operações. E o capital humano de uma empresa está intimamente relacionado a esses elementos.

Uma organização bem estruturada tem suas estratégias apoiadas em sua visão, missão e seus valores. E, para que ela viva esses conceitos na prática, é necessário que seus colaboradores vistam essa camisa.

Equipes de alto desempenho, compostas por profissionais alinhados ao perfil da organização, garantem a sustentabilidade do negócio e trazem mais segurança aos acionistas. Como você sabe, o departamento de recursos humanos e sua gestão estratégica são os grandes responsáveis pela composição e manutenção dessa importante capacitação organizacional.

O trabalho desse profissional é cuidar dos ativos intangíveis, promovendo a cultura organizacional, a gestão de alta performance, a maturidade dos times, a criatividade e a inovação na hora de resolver problemas e tomar decisões.

Agora que você já sabe o que é valuation e que sua aplicação pode trazer benefícios para a empresa, que tal buscar por um profissional qualificado para fazer uma análise sobre a organização? O diagnóstico pode contribuir para a melhoria dos processos internos.

Se você achou este artigo interessante, siga nosso perfil nas redes sociais. Estamos no LinkedIn, Facebook e YouTube.


Hugo Freire

Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.

Todos os posts do autor