O plano de desenvolvimento individual é um método que busca aprimorar as habilidades dos colaboradores e trabalhar para que eles consigam ampliar seus potenciais de ação. Para que a obtenção de resultados ocorra, é preciso seguir alguns passos indispensáveis em prol de fazer com que o profissional consiga oferecer uma resposta positiva.

Pensando nisso, separamos para você um passo a passo sobre como montar um plano de desenvolvimento individual. Ficou interessado? Então siga a leitura deste artigo e confira!

Defina os objetivos

Para montar o plano de desenvolvimento individual com colaboradores é preciso definir os objetivos. Defina o nível de desenvolvimento esperado, o quê o profissional precisa desenvolver, em quanto tempo se espera que esse processo ocorra, além de determinar quais subsídios a corporação vai oferecer para que isso aconteça, entre outros.

Essa etapa é muito importante, pois se os objetivos não forem traçados, chegará o momento em que o time se sentirá trabalhando em vão, logo, essa deve ser a primeira etapa do processo.

Saiba em qual fase o colaborador está

Depois de definir os objetivos, é preciso saber em qual fase o colaborador está. Ou seja, observar como ele está se desenvolvendo, quais são suas dificuldades, qual é seu nível de assertividade, entre outros pontos que apresentem seu desenvolvimento.

Aplique feedback constante e fique disponível

Aplicar feedback é uma das melhores formas de mostrar ao colaborador que ele está sendo observado e que o seu progresso é importante. Todavia, tome cuidado ao realizar esse processo, pois ao aplicar um feedback de maneira errada, pode gerar o resultado oposto ao que se espera.

Busque aplicar o feedback sanduíche, que significa dizer um ponto em que o profissional está indo bem, depois conversar sobre um ponto no qual a pessoa precisa melhorar e finalizar reforçando o ponto positivo que ele apresenta. Isso faz com que o colaborador note que está sendo reconhecido e, por isso, ficará engajado a corrigir o erro, afinal, seus acertos não só são notados, como também elogiados.

Além disso, fique disponível para sua equipe, essa fase de mudanças e de autodescobrimento, gera diversas dúvidas e, por isso, é imprescindível que o líder esteja atento e pronto a auxiliar.

Avalie pontos fortes e fracos

Consiga observar os pontos fortes e fracos de cada indivíduo e trabalhe para que esses pontos sejam reforçados, no caso dos positivos, ou aprimorados, no caso dos negativos.

É desejável que o indivíduo esteja ciente de que a necessidade de melhoria não o classifica de maneira negativa e que existem meios para ele conseguir apresentar melhor seus talentos.

Tenha uma ferramenta para ajudar no acompanhamento

Ter uma ferramenta que auxilia no acompanhamento do plano de desenvolvimento individual é muito importante.

Isso se explica pelo fato de que o software vai oferecer um dado mais preciso sobre o avanço do colaborador, e seu desenvolvimento poderá ser estatisticamente calculado.

Além disso, o gestor poderá acompanhar esse avanço bem de perto, podendo fazer interferências, caso seja necessário.

Busque autoconhecimento e o autodesenvolvimento

Para que um plano de desenvolvimento individual de fato dê certo, é primordial que os envolvidos estejam engajados em conquistar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento.

Se conhecer e ter ciência do que precisa ser aprimorado é de extrema relevância para que o indivíduo consiga conquistar o sucesso, tanto profissional, quanto pessoal.

Para isso, você pode contar com o auxílio de plataformas como o MyEtalent, que é uma plataforma de coaching virtual que oferece essa experiência de autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Como vimos, para montar um plano de desenvolvimento individual eficiente, é preciso estar atento às necessidades dos colaboradores e também usar a tecnologia como aliada para conseguir resultados mais precisos e menos demorados. Quando uma corporação investe no desenvolvimento de seu time, ela ganha grande poder competitivo no mercado de trabalho.

E então, que tal começar a desenvolver seus profissionais agora mesmo? Para mais conteúdos como esse, siga-nos em nossas redes sociais! Estamos no FacebookInstagramTwitter, Linkedin e YouTube.

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário:

Assine nossa newsletter | ETALENT