Os métodos de avaliação de desempenho ajudam gestores e profissionais de RH a entenderem a performance dos colaboradores e a obterem o melhor deles, por isso, são tão utilizados no dia a dia de muitas organizações.
A estratégia é significativa, pois permite analisar as competências técnicas e comportamentais dos funcionários para identificar quais aspectos eles precisam aprimorar – o que garante mais produtividade e qualificação para a equipe e, consequentemente, tem impacto nos resultados do negócio.
Há alguns métodos de avaliação de desempenho que podem ser aplicados na empresa. Neste post, vamos falar sobre os principais e como eles funcionam. Quer se aprofundar no assunto? Então, continue a leitura!
1. Avaliação de desempenho com autoavaliação
Nesse modelo, o profissional deve analisar o próprio desempenho para identificar pontos positivos e negativos e oportunidades de melhoria.
A autoavaliação pode ser aplicada em diferentes situações, tanto na carreira quanto na vida pessoal. No meio corporativo, ela pode ser dividida em duas fases: na primeira, o funcionário analisa o próprio desempenho, depois, ele e o gestor conversam sobre os aspectos levantados.
2. Avaliação 90 graus
Nessa avaliação, o supervisor direto analisa a atuação do colaborador, indicando as suas impressões sobre competências técnicas, comportamentais, qualidades do trabalho, metas atingidas etc.
Esse é um dos métodos de avaliação de desempenho mais tradicionais. Entretanto, para alcançar um resultado efetivo, é necessário dar atenção aos indicadores utilizados.
Critérios pessoais ou problemas de relacionamento com o funcionário não podem interferir no julgamento do gestor. Sendo assim, é fundamental que o processo seja feito de forma honesta e com indicadores claros.
3. Avaliação 180 graus
Nesse método, o funcionário é avaliado por seu gestor direto e também pode realizar uma autoavaliação para a comparação dos dados. Isso pode ser feito com o uso de questionários ou entrevistas.
A avaliação deve ser feita com base em critérios preestabelecidos, como metas alcançadas, qualidade do trabalho, relacionamento com a equipe, flexibilidade, pontualidade, entre outros.
Uma vantagem desse modelo é que, quando bem aplicado, ele estimula o diálogo entre o gestor e o colaborador. Dessa forma, eles têm a chance de expor as suas opiniões, ideias e dúvidas, o que ajuda a criar proximidade e confiança entre eles.
4. Avaliação 360 Graus
Esse é um dos métodos de avaliação de desempenho mais completos, por isso, tornou-se bastante comum em grandes empresas.
A estratégia tem a participação de diversos profissionais e cada funcionário será avaliado por seus superiores, subordinados e colegas de equipe, porém, o processo é feito de forma anônima.
O método se torna vantajoso, pois toda a equipe tem a chance de analisar os pontos fortes e fracos e melhorar a performance. Entretanto, é preciso um certo nível de maturidade dos profissionais para receberem as críticas.
A avaliação 360 graus é feita a partir de questionários, e o resultado deve ser apresentado de forma confidencial para o avaliado. O profissional de RH deve explicar os critérios utilizados e os comportamentos que precisam ser aprimorados.
Os métodos de avaliação de desempenho contribuem para a formação de equipes mais qualificadas e eficientes, o que gera resultados positivos para a empresa. Por isso, é essencial que a área de RH adote estratégias para a avaliação da equipe.
Você realiza avaliações de desempenho na empresa? Conte a sua experiência nos comentários.
Você também pode gostar desses artigos


Hugo Freire
Hugo produz conteúdos para ETALENT. Atuou em gestão corporativa em diversas empresas. Através das ferramentas ETALENT, descobriu seu amor pela Medicina. Foi atrás do seu sonho e hoje é nosso conteudista e correspondente na Rússia.