Guia Completo Metodologia DISC

Ao longo dos últimos anos, pudemos acompanhar disrupções em negócios dos mais variados.

Desde o ramo de transporte e alimentação até o da indústria cinematográfica (estamos falando de você mesmo, Netflix), o avanço da tecnologia causou mudanças profundas na dinâmica dos negócios.

Como prova mais recente, a outrora gigante e internacional Blockbuster anunciou o fechamento de sua penúltima loja, localizada na Austrália.

Com mais de oito mil lojas em 26 países e 70 milhões de associados em 2007, a maior rede de locadoras de filmes e games viu a tecnologia emergente do streaming minar seu negócio.

Este case confirma a necessidade das organizações repensarem seus processos e adotarem soluções modernas, que alavancam seus resultados progressivamente e atendem as necessidades do cliente – que sabemos, muda o tempo inteiro.

Na Gestão de Pessoas, a fórmula não poderia ser outra. A tecnologia chegou ao chamado RH 3.0, que agora pode ser tão estratégico como desejado.

O Etalent Pro, plataforma de Gestão do Capital Humano focada nas competências comportamentais por meio da Metodologia DISC, conta com diversas aplicações que ajudam as empresas a implantar ou otimizar sua gestão estratégica de pessoas.

Separamos algumas dessas aplicações para cada processo que sua organização vivencia. Confira!

Recrutamento

Primeiro, vamos separar os conceitos de Recrutamento e de Seleção.

O Recrutamento consiste na divulgação da vaga, na recepção dos currículos, aplicação de provas e inventários, triagem e os primeiros contatos com os candidatos, como a dinâmica de grupo e as entrevistas iniciais.

“O início da atração deveria focar no comportamento, pois é mais difícil mudá-lo do que ensinar novos conhecimentos.”

Nesse processo, o Etalent Pro:

  • Auxilia na definição da Arquitetura de Cargos;
  • Apoia no anúncio da vaga;
  • Mensura o comportamento de 1, 10, 100 ou milhares de candidatos simultaneamente;
  • Classifica os candidatos do mais adequado ao menos adequado, de acordo com o perfil de cargo previamente traçado;
  • Correlaciona e explicita em detalhes os pontos comuns do candidato em relação à vaga;
  • Disponibiliza todos os candidatos numa única tela para facilitar a dinâmica de grupo;
  • Apresenta diversas análises – especialmente a Análise de Adequação, que economiza tempo e dinheiro dos recrutadores.

Um conceito muito importante é o Funil de Atração, que representa a lógica de análise do Etalent Pro: informações gerais são disponibilizadas no início do processo seletivo, enquanto outras mais complexas e detalhadas são apresentadas conforme o progresso do candidato.

Funil de Atração | Etalent Pro

Seleção

Já o processo de Seleção é o mais refinado da atração de pessoas, consistindo na identificação dos candidatos que tenham maior aderência à vaga.

Nesta etapa, onde participam normalmente profissionais de recrutamento e seleção, bem como os gestores da respectiva área, o Etalent Pro:

“Frequentemente contratamos pelo conhecimento e desligamos pelo comportamento.”

Treinamento e Desenvolvimento

O processo de Treinamento refere-se às ações que permitem adequar um indivíduo ao seu cargo, ou mesmo alavancar o seu desempenho e a geração de resultados.

Já a etapa de Desenvolvimento é o conceito ampliado de Treinamento, que visa ajudar os profissionais a irem além das funções que desempenham hoje, elevando o profissional a novos patamares de atitudes.

Vai além das competências técnicas do cargo, já que aborda construção de carreiras, adaptação a contexto de mudanças etc.

“A base de todo T&D deveria estar voltada para o autoconhecimento e fortalecimento do indivíduo, pessoal ou profissionalmente.”

Nesta etapa, o Etalent Pro:

  • Informa com precisão, através do Dodecaedro de Competências e da Análise dos Subfatores, o que deve ser considerado nos programas de treinamento e desenvolvimento;
  • Disponibiliza, em conjunto, a Plataforma MyEtalent, focando principalmente no Programa Personal Change, onde é possível alavancar quaisquer Programas de T&D pré-existentes ou em construção.

Programas de Autodesenvolvimento e Autoconhecimento

Assim como as iniciativas de T&D, a plataforma Etalent Pro também dá suporte a programas de autodesenvolvimento e autoconhecimento, que são ações estruturadas por iniciativa dos profissionais, consciente de suas necessidades de desenvolvimento para melhorar sua competência no trabalho e ter uma vida melhor.

Afinal, você já deve ter se deparado com a pergunta:

“Como criar uma cultura de autoconhecimento e autodesenvolvimento dentro da empresa?”

Neste quesito, uma série de diagnósticos existentes no Etalent Pro, junto ao Plano de Desenvolvimento Individual disponibilizado pelo MyEtalent, são a solução perfeita para viabilizar processos de mudança pessoal dos profissionais.

PDI MyEtalent

Assessment

Amplamente utilizado no mercado atual, o Assessment representa um conjunto de avaliações realizadas no indivíduo, grupo de profissionais ou em toda empresa, com o objetivo de identificar, dentre os avaliados, os profissionais que já possuam as qualificações ou que tenham potencial para atingir as melhores performances dentro da organização.

Comumente, abrangem o nível de resultados (metas atingidas) e indicação de potencial (atributos de adequação) do profissional.

“O processo de avaliação de desempenho deve levar em conta o potencial e o grau de adequação à função.”

No processo de Assessment, o Etalent Pro:

  • Auxilia de forma completa na avaliação dos aspectos comportamentais, dentro do conceito do Cubo de Competências;
  • Oferece uma ferramenta específica para a avaliação das competências, integrando a Matriz Nine-box de Potencial x Resultado e o Mapa de Talentos da organização;
  • Disponibiliza diversos tipos de avaliação para completar a análise dos profissionais, como o Inventário de Inteligências Múltiplas e o Âncora de Carreira e Motivações.

Programas de Qualidade

Mesmo praticado de diversas formas nas organizações, os programas de qualidade não ficam de fora das aplicações do Etalent Pro.

A grande verdade é que os programas de qualidade – ações estruturadas para originar produtos e serviços que precisam estar absolutamente em conformidade com as exigências de um mercado – na sua maioria, já chegaram ao máximo no que concerne aos aspectos tecnológicos.

O diferencial deverá partir da colocação e monitoramento das pessoas certas nos lugares certos. Afinal, essas atividades exigem alguns tipos de talentos que as farão com mais prazer do que outros.

“Mesmo com pessoas muito preparadas tecnicamente, os padrões de qualidade deixam a desejar.”

Para evitar um relato como acima, o Etalent Pro:

  • Ajuda a selecionar o perfil dos profissionais mais adequados à execução de atividades que exijam controle, apuro de detalhes, processos estruturados, sistemas de acompanhamento de projetos e produtos funcionais e inovadores;
  • Disponibiliza a Arquitetura de Cargo e a Identificação do Perfil das pessoas, dois dos elementos mais importantes da nova onda da melhoria da qualidade e inovação dentro das organizações.

Plano de Cargos e Salários

Atuando como sistemas estruturados que normalmente descrevem todos os elementos que compõem um cargo – conhecimentos, comportamentos e habilidades, bem como responsabilidades e metas – o Plano de Cargos e Salários também é destaque na modernização que o Etalent Pro oferece.

Os planos se baseiam em pontuações para os diversos requisitos do cargo, permitindo identificar níveis de responsabilidade e remuneração adequadas às competências específicas do indivíduo.

Acontece que, normalmente, as definições comportamentais são feitas de forma desconexa e desestruturada, exigindo dos profissionais, por exemplo, comportamentos inadequados ao seu perfil.

Situação essa que chamamos de Super Homemum profissional que precisa “ser ótimo em tudo” o tempo inteiro, algo insustentável a médio e longo prazo (como a kriptonita para o herói dos quadrinhos).

Perfil Super Homem

Nesse processo, o Etalent Pro:

  • Auxilia na especificação do perfil comportamental do cargo e a consequente comparação com os respectivos candidatos ou atuais ocupantes;
  • Permite melhorar ou implantar de forma correta, por meio da ferramenta de Arquitetura do Cargo, os diversos programas de remuneração motivacional, a partir do entendimento das características comportamentais dos diversos grupos de pessoas nas empresas.

Cultura e Clima Organizacional

Quando falamos de Cultura Organizacional, falamos do conjunto de pressupostos, crenças, valores, rituais e normas adotadas por uma empresa, transmitidos e difundidos como os elementos válidos para determinar seu modelo de gestão.

Quanto mais o discurso da organização for diferente da sua prática, mais haverá problemas relacionados à Cultura Organizacional.

Já o Clima diz respeito às opiniões e percepções que os colaboradores mantém sobre a organização e que influenciam a motivação e o comportamento de todos. Serve como indicador do nível de satisfação dos colaboradores e, consequentemente, da produtividade e engajamento.

“Não conseguimos identificar claramente as causas de insatisfação no trabalho.”

A frase acima é muito comum durante os questionamentos estratégicos da alta Gestão. O lado bom é que podemos evitar o famoso trabalho de formiguinha e contar com a tecnologia ao nosso favor para solucionar problemas de Cultura e Clima.

Neste sentido, o Etalent Pro:

  • Apoia a Gestão da Cultura e do Clima, promovendo a contratação das pessoas para as posições e ambientes certos, gerenciando a compatibilidade das pessoas e suas funções, a administração dos melhores estilos gerenciais de acordo com o tipo de equipe e uniformizando a linguagem e a educação comportamental no ambiente de trabalho.

Agende uma demonstração

Sentiu falta de algum processo que a sua organização poderia otimizar através do Etalent Pro? Conta seu case pra gente nos comentários.

Sugestões são super bem-vindas! A gente aprendeu bastante nos últimos anos, muito em reflexo da colaboração de nossos fiéis clientes e parceiros, sempre com aquele feedback construtivo na ponta da língua 🙂

Você também pode conhecer as outras aplicações da plataforma Etalent Pro. É só falar com um dos nossos consultores e pedir uma demonstração gratuita.

Aproveite para baixar o nosso Guia Completo sobre a Metodologia DISC e conhecer em detalhes a maior Metodologia Comportamental do mundo.

Um grande abraço!

Compartilhe com seus amigos:


Deixe seu comentário: